3 causas das dores de cabeça frequentes

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dores de cabeça frequentes

Todo mundo tem um remédio de dor de cabeça em alguma gaveta de casa. E frequentemente se medica para que a dor passe rapidamente e deixe de incomodar. É claro que ninguém gosta de sentir dor, mas não é saudável praticar a automedicação e até negligenciar o surgimento frequente dessa dor. Quando ela se torna recorrente, é importante procurar ajuda médica e descobrir a causa, ao invés de somente tratar o sintoma.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 3 causas das dores de cabeça frequentes. Dessa forma, você poderá avaliar as condições que fazem a sua dor surgir e procurar o médico certo. Leia agora e entenda.

1. Dores de cabeça frequentes por esforço excessivo dos olhos

A dificuldade para enxergar com acuidade costuma surgir gradativamente. Por esse motivo, muitas pessoas demoram para perceber que não estão enxergando com nitidez. Um dos principais sintomas que levam os pacientes aos consultórios médicos são as dores de cabeça frequentes provocadas pelo esforço excessivo dos olhos. O que acontece nesses casos é que os olhos e o cérebro trabalham duro para compensar a baixa acuidade e a consequência disso são as famosas dores de cabeça. Na maioria das vezes, usar óculos com o grau correto resolverá essa situação.

dores de cabeça frequentes

2. Má postura no trabalho pode dar dores de cabeça

Manter a postura correta durante o tempo de trabalho é importante não apenas para os músculos das suas costas, como também para os músculos do pescoço. Isso significa ter o monitor do computador na posição correta na altura dos olhos. Também os ombros para trás, cotovelos apoiados, coluna reta e pés apoiados paralelamente no chão. Quando o seu corpo não está alinhado, os músculos começam a fazer mais esforço que o necessário para sustentar a cabeça na posição correta. Essa situação resulta em dores de cabeça frequentes e deve ser corrigida com fisioterapia, fortalecimento dos músculos e, principalmente, a adequação da estação de trabalho.

3. Enxaquecas e os problemas de visão

As enxaquecas podem ser causadas por condições genéticas herdadas da família, má alimentação, consequências do ciclo menstrual feminino ou por problemas oftalmológicos. Nesse último caso o que acontece é que algumas doenças dos olhos podem funcionar como gatilhos para as enxaquecas. Assim como no primeiro tópico, as enxaquecas costumam começar depois de um esforço visual prolongado. Nesse caso, elas são chamadas de astenopia. Podem ser consequências das doenças refrativas — miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia — assim como insuficiências de convergência, estrabismos e até glaucoma.

Dores de cabeça frequentes estão entre as campeãs de reclamações nos pronto atendimentos do mundo. A estimativa é que cerca de 7% dos brasileiros passam mais dias com dores de cabeça que sem elas. As dores podem ser relacionadas ao stress e ao cansaço do dia a dia. Mas também podem ter sua origem nos problemas de visão, má postura e até serem consequências do ciclo menstrual. O mais importante aqui não é tomar um comprimido e fazê-la ir embora, mas sim procurar um médico e acabar com aquilo que provoca as cefaléias.

Você costuma sentir dores de cabeça frequentes? Conte nos comentários como você lida com essa situação.

Responsável técnico: Dr. Jorge Mitre | CRM: 28420

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×