4 maneiras de proteger os olhos na prática de exercícios físicos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

proteger os olhos

A prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde de todo o corpo, ajudando a prevenir doenças e melhorando a qualidade de vida de seus praticantes.

Embora já haja o hábito consolidado de proteger as articulações durante essas práticas, a questão quanto aos olhos ainda não é muito bem difundida.

É fundamental proteger os olhos em todos os momentos. E isso vale para os momentos quando você se exercita. Você já faz isso? Descubra 4 formas de conseguir essa proteção e comece a cuidar dessa região!

1. Não usar óculos de grau tradicionais ajuda a prevenir acidentes

Os óculos de grau são importantes para quem tem problemas como miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo. Porém, tornam-se perigosos durante a prática de certas atividades físicas.

Quem pratica as de alto impacto e velocidade, por exemplo, pode sofrer com alguma queda ou choque. Quando isso acontece, óculos comuns geram pequenos fragmentos que podem levar a cortes e lesões graves.

Em vez disso, o melhor é procurar modelos próprios para a prática ou mesmo usar lentes de contato. Nesses casos, você garante toda a praticidade sem deixar de enxergar corretamente, o que também é importante para a segurança.

2. Proteger os olhos da radiação solar em atividades ao ar livre é fundamental

Ao praticar atividades físicas ao ar livre, é fundamental pensar em proteger os olhos da radiação solar, conhecida como UV. Mesmo em dias nublados esta radiação está presente e pode causar intensos danos, como acelerar a degeneração macular ou mesmo promover o surgimento de tumores oculares.

Entre as formas de proteção estão o uso de viseiras e outros protetores do tipo, impedindo que a radiação incida diretamente nos olhos.proteger os olhos

Óculos escuros também são grandes aliados. Mas tenha atenção: eles precisam ser adaptados para a prática de atividade física e, principalmente, devem ter proteção UV. Do contrário, dilatam a pupila e aumentam ainda mais a intensidade de atuação da radiação UV.

3. Evitar tocar nos olhos com as mãos sujas previne infecções e lesões

É muito comum que, conforme os exercícios ficam mais intensos, o suor comece a escorrer pela testa. Muitas vezes, ele vai direto para os olhos e a necessidade de coçar parece quase irresistível.

Porém, ao fazer isso você levará microrganismos diretamente para os olhos. Com as mãos sujas dos equipamentos ou mesmo do ambiente externo, aumentam os riscos de lesões e infecções.

O melhor é evitar esse hábito, higienizando as mãos antes de tocar nos olhos. Além disso, mantenha uma toalha limpa por perto para secar o suor e evitar outros incômodos.

4. Ter cuidados com impactos é mais um jeito de evitar problemas

Dependendo do tipo de impacto e da sua intensidade, ele pode gerar várias consequências na visão, se acontecer no rosto. Um choque muito forte na região dos olhos, por exemplo, pode levar a um caso de descolamento de retina.

Já quando o impacto acontece contra um objeto cortante ou perfurante, o globo ocular pode sofrer lesões irreversíveis.

Por isso, é fundamental tomar todo o cuidado possível com impactos. A prática de exercícios físicos deve ser feita com segurança, seguindo orientações corretas e, de preferência, com o auxílio de um profissional nas etapas mais complexas.

Ao seguir essas recomendações, você conseguirá proteger os olhos enquanto faz exercícios físicos. Assim, dá para garantir que nenhum problema decorrerá dessa prática.

Você usa alguma outra dica para proteger os olhos? Conte nos comentários e compartilhe suas experiências.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×