7 sintomas da conjuntivite alérgica, viral e bacteriana

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sintomas da conjuntivite

A conjuntivite é uma doença decorrente de um processo inflamatório que pode ser causado por diferentes fatores, incluindo alergias, vírus e bactérias. A inflamação leva esse nome por ocorrer e se manifestar na conjuntiva, a membrana mucosa e transparente que cobre e reveste parte da pálpebra e também a esclera (área branca dos olhos). Devido a variedade de agentes causadores, a conjuntivite é uma das doenças oculares mais comuns, por isso, você ou alguém que você conhece já deve ter sido afetado por essa inflamação.

No post de hoje, vamos falar sobre os diferentes tipos e os sintomas da conjuntivite, seja ela alérgica, viral ou bacteriana.

Conjuntivite alérgica: o perigo das substâncias alergênicas

Como o próprio nome já sugere, a conjuntivite alérgica é causada pelo contato de agentes alergênicos com o olho, sendo os mais comuns a poeira, os ácaros e o pólen. Determinados medicamentos, alimentos e produtos de beleza também podem desencadear a doença, embora sejam agentes menos comuns. No verão e na primavera, a ocorrência de conjuntivite alérgica costuma aumentar devido ao crescimento da concentração de pólen no ar — conjuntivite alérgica sazonal. Ao mesmo tempo, o clima seco e os ventos característicos do inverno prejudicam a lubrificação do olho que, consequentemente, fica mais suscetível a interferência de agentes externos.

Apesar de não ser contagiosa, essa doença é bastante incômoda e precisa ser tratada. Alguns sintomas da conjuntivite alérgica são a vermelhidão nos olhos, o inchaço das pálpebras e o lacrimejamento. A maioria das pessoas também sente muita coceira nos olhos, acompanhada de coriza e espirros — característicos de reações alérgicas. No entanto, um dos principais sintomas da conjuntivite alérgica que a diferencia das demais é que os sintomas se apresentam simultaneamente nos dois olhos, enquanto na viral e na bacteriana eles aparecem primeiro em um dos olhos e, depois, contagiam o outro.

sintomas da conjuntivite

Conjuntivite viral: fique alerta com o contágio  

Acredita-se que mais de 90% dos casos de conjuntivite sejam causados por vírus, o que faz desse o tipo mais comum da doença. Normalmente, o agente causador é o adenovírus, mas em menor ocorrência ela também pode ser causada por um enterovírus. Os sintomas demoram de um a quatro dias para se manifestaram, pois esse é o período de incubação do vírus, no entanto, nessa fase a doença já é contagiosa. Os sintomas da conjuntivite viral incluem vermelhidão nos olhos, coceira, inchaço nas pálpebras e hipersensibilidade à luz — sintomas comuns de todos os tipos. O que diferencia a conjuntivite viral das demais é a formação de muco, uma secreção esbranquiçada que aparece em pouca quantidade.

Sintomas da conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana pode ser causada por cinco diferentes tipos de bactéria e é a menos comum das três. Assim como a viral, a conjuntivite bacteriana também é contagiosa, por isso, dividir objetos e itens como toalhas e roupas de cama pode ser um fator de risco. Além das manifestações comuns, os sintomas da conjuntivite bacteriana incluem a presença de uma secreção amarelada e viscosa (pus) em grande quantidade, o que a diferencia da conjuntivite viral. Nesse caso, o tratamento pode incluir antibióticos.

Se você apresenta alguns dos sintomas da conjuntivite citados neste artigo, procure um centro oftalmológico de referência para obter um diagnóstico preciso e tratar adequadamente a doença. Além disso, visite com frequência um oftalmologista para garantir que a saúde dos seus olhos está em dia.

Se você gostou deste post, curta nossa página no facebook para ler mais sobre a saúde dos olhos.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×