5 cuidados necessários após uma cirurgia de catarata

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cirurgia de catarata

Visão embaçada, necessidade de luz para enxergar com nitidez e dificuldade para ler são os principais sintomas de quem sofre com o surgimento da catarata. A solução é a cirurgia, que é um procedimento rápido e delicado, mas que não é nada simples. Exige que o oftalmologista e sua equipe tenham competência técnica e experiência para que a cirurgia seja um sucesso. Consulte sempre médicos especialistas e renomados para garantir o melhor diagnóstico.

Durante a cirurgia de catarata, é preciso colocar uma lente intra-ocular após a retirada do cristalino. O grau dessa lente varia de paciente para paciente e o médico responsável pela cirurgia saberá qual será a mais indicada. O pós-operatório é tranquilo e o paciente enxergará perfeitamente depois de alguns dias. Entretanto, seguir as instruções do médico e tomar alguns cuidados no pós-operatório são essenciais para que a visão fique perfeita. Veja, abaixo, 5 cuidados necessários após uma cirurgia de catarata.

Não coçar ou esfregar os olhos

Geralmente, a visão fica normalizada após algumas horas da cirurgia, mas é indispensável tomar alguns cuidados. Não coçar ou esfregar com forças os olhos são atitudes que pacientes precisam se monitorar para não fazer. É uma tarefa difícil, mas é preciso que a pessoa tenha um autocontrole nessas horas.

Cirurgia de catarata: nada de exercício físico

Se você é praticante de esportes, faz musculação ou gosta de correr, o ideal é interromper essas atividades. Apesar da cirurgia não demandar internação ou repouso absoluto, uma recomendação pós-cirúrgica é evitar atividades físicas, pegar pesos e praticar esportes. Essas atividades podem ser configuradas como de impacto e devem ser evitadas até que o médico libere o paciente.

cirurgia de catarata

Utilize os colírios indicados

A recuperação total da visão depende também do uso correto dos colírios e pomadas receitadas pelo oftalmologista que realizou a cirurgia de catarata. Geralmente, os colírios e as pomadas agem como antibióticos e anti-inflamatórios. Os medicamentos precisam de serem aplicados nos olhos com um intervalo a cada algumas horas.

Cuidado com a posição ao dormir

Um dos principais cuidados que devem ser tomados nos primeiros dias após a cirurgia de catarata é com a posição na hora de dormir. Não é recomendável dormir sobre o olho operado nos primeiros dias depois do procedimento. Existem protetores que podem ajudar nessa tarefa e evita também que o olho seja coçado ao longo da noite.

Evite a piscina

Outro cuidado necessário após a cirurgia de catarata é não entrar em piscinas. Por alguns dias também não é bom entrar no mar ou ter contato direto com areia. O olho operado precisa de estar sempre bem protegido após a realização da cirurgia de catarata.

Importante lembrar também que o paciente operado não pode deixar de consultar um oftalmologista em caso de incômodo, dor ou qualquer sintoma que não foi previsto pelo médico. O tratamento correto após o procedimento cirúrgico é essencial para o sucesso da cirurgia.

Alguma dúvida em relação aos cuidados necessários após uma cirurgia de catarata? Deixe um comentário para gente e acompanhe nossa página com informações e dicas para cuidar da visão.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×