Clínica Oftalmológica: 4 sinais de que você precisa visitar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

clínica oftalmológica

Cuidar da saúde dos olhos é tão importante quanto dar atenção às do coração ou dos ossos. É fundamental recorrer aos especialistas, realizar exames e ter cuidados específicos diante de certos diagnósticos.

Mais do que apenas procurar um médico, é recomendado ir a uma clínica oftalmológica. Com todo o aparato necessário, ela garante o máximo de proteção da visão e a melhor experiência.

Para saber quando ir a uma, veja 4 sinais que apontam para essa necessidade.

1. A diminuição da qualidade de visão é um sinal para visitar uma clínica oftalmológica

Um dos sintomas comuns que motivam a ida a um oftalmologista é a ocorrência de uma piora na qualidade de visão. É o que acontece diante da perda de nitidez e as imagens ficam turvas.

A sensação de névoa, por exemplo, pode ser um indício de catarata. Já a dificuldade de enxergar de perto e/ou de longe, normalmente, tem a ver com defeitos refrativos.

Em geral, esses quadros levam a uma diminuição da qualidade de vida, tornando mais difícil executar tarefas do cotidiano. Ler, dirigir ou até trabalhar são ações comprometidas pela perda de acuidade visual, apontando para a exigência de ir a um local especializado.

2. O incômodo na região ocular é outro fator para fazer a visita

A necessidade de ir a uma clínica oftalmológica também é caracterizada quando a região ocular começa a sofrer transformações incômodas. Se os olhos têm ficado muito vermelhos ou se há uma coceira que, antes, não existia, é sinal de que há algo errado.

A presença de pequenos pontos de sangue, por exemplo, indica que pode haver um derrame ocular. Já manchas que atrapalham pontualmente podem apontar para retinopatias.

Sendo assim, é fundamental identificar condições que não estavam presentes anteriormente, de modo a detectar o momento de visitar profissionais.

clínica oftalmológica

3. As dores de cabeça frequentes podem ser causadas por problemas de visão

A dor de cabeça é um dos sintomas mais recorrentes e está associado a vários quadros de saúde. Porém, é muito comum que essa seja uma situação ligada à visão.

Em geral, ela é ocasionada pelo esforço que é necessário para focalizar as imagens. A miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia estão entre as principais causas para o sintoma.

Em quadros graves, há a questão do glaucoma de ângulo fechado. Essa condição aguda pode levar a danos irreparáveis, como a cegueira permanente, exigindo atenção imediata.

Portanto, a existência desse quadro frequente exige a ida a uma clínica oftalmológica, a fim de investigar se a visão é a culpada.

4. A data da última visita ao oftalmologista também aponta para essa necessidade

Mesmo que nenhum desses problemas venha acontecendo, pode ter chegado a hora de marcar uma consulta. Isso é verdade quando a última ida ao oftalmologista ocorreu há, pelo menos, seis meses.

A falta de cuidado prolongado e o grande espaço entre os exames diminuem as chances de diagnosticar doenças logo no começo. Para quem já tem alguma condição ocular, o acompanhamento próximo é ainda mais importante.

Com isso, dependendo da data da última consulta, é fundamental recorrer a um especialista para garantir a proteção certa.

Na presença de qualquer um desses sinais, visitar uma clínica oftalmológica é indispensável. Somente assim será possível manter a saúde e o cuidado necessário com a visão, aumentando a qualidade de vida.

Você está apresentando algum desses sinais? Conte nos comentários e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×