Coçar os olhos pode fazer mal para a minha visão?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

coçar os olhos

A coceira nos olhos pode ser causada por diversos motivos: desde um pequeno corpo estranho que fica na região da córnea até um processo inflamatório causado por conjuntivite, por exemplo.

Por mais que o primeiro instinto seja coçar o olho, essa não é uma atitude recomendada para quem busca manter uma boa saúde para os olhos. Por isso, veja a seguir como coçar os olhos pode fazer mal para a sua visão.

Irritação dos olhos é um dos primeiros impactos

Ao coçar os olhos, acontece a mesma coisa do que em outras áreas: quanto mais você coçar, mais terá vontade de continuar fazendo. Em curto prazo, você poderá sentir uma ardência nos olhos, além de uma sensação pertinente de irritação.

Quando você coça a região, você aumenta o risco de ficar com a região vermelha e até mesmo inchada. Se houver algum corpo estranho no olho no momento em que você coça, há o risco de causar ainda mais coceira.

Deformações na córnea podem acontecer

A região dos olhos é muito sensível e se deforma facilmente. Ao coçar os olhos, você pode imprimir uma deformação que, eventualmente, pode se tornar permanente. Ao coçar a região todo o tempo, você causará um acúmulo de pequenas deformações.

Com o tempo, isso pode promover ou favorecer a ocorrência de ceratocone, uma doença progressiva na qual a região da córnea se torna cada vez mais cônica.

Além disso, a deformação pode acontecer também por outros motivos. Se houver uma partícula estranha nos olhos e você coçá-los, poderá causar uma espécie de lesão na região. Além disso, ao coçar com a unha, com as mãos sujas ou com objetos estranhos, como itens pontiagudos, tem ainda mais riscos de gerar lesões.

Aumento do grau é outro impacto de coçar os olhos

Pouca gente sabe, mas coçar a região pode fazer com que o grau de algum tipo de desvio de visão aumente. No caso do ceratocone, por exemplo, há um aumento irregular do grau de astigmatismo e que pode levar até mesmo à perda de visão.

Mesmo sem chegar a esse extremo, coçar a região pode diminuir a acuidade da visão e diminuir a qualidade de vida, aumentando a necessidade de óculos e até mesmo de cirurgia.

Descolamento de retina pode ser efeito em longo prazo

Em longo prazo, a coceira excessiva e intensa pode levar a um descolamento de retina. O grande problema é que isso afeta a formação da visão, já que a retina é uma membrana importante para transmitir impulsos elétricos ligados a esse sentido.

Em alguns casos, esse descolamento pode não ser totalmente reversível e, em outros, exige um procedimento cirúrgico. Como consequência, a visão pode ficar borrada, pouco nítida e até mesmo perda parcial ou total de visão.

Coçar os olhos pode ser uma atitude especialmente prejudicial para a saúde dos seus olhos. Desde irritação na região até descolamento de retina, muitos são os efeitos de uma atitude que parece inofensiva, mas que deve ser evitada.

Conte nos comentários se você tem esse hábito e se já sofreu com alguma dessas consequências.coçar os olhos

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×