Mito ou verdade: Computador faz mal para a visão?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

computador faz mal para a visão

Hoje, muitas pessoas trabalham, estudam e vivem na frente de um computador. E, quando os olhos começam a ficar cansados, a visão começa a borrar ou sintomas como dor de cabeça, irritação e vermelhidão aparecem, a culpa acaba sendo do laptop ou do PC. Afinal, computador faz mal para a visão? Na verdade, isso não passa de um mito, pois nenhuma doença nos olhos é diretamente associada ao uso contínuo da máquina.

Importante lembrar que qualquer sintoma diferente, dor ou embaçamento da visão precisa ser tratado com um oftalmologista para que o diagnóstico correto seja realizado. Nada de automedicação e pingar colírio sem prescrição médica. Veja, abaixo, algumas medidas que contribuem para garantir a saúde dos olhos e vão fazer toda a diferença quando você precisar ficar muito tempo em frente a uma tela de computador.

É um mito que o computador faz mal para a visão

O computador em si não faz mal para visão, acontece que o uso excessivo pode fazer com que os olhos fiquem secos e o desconforto apareçam no dia-a-dia. A visão de uma pessoa não pode ser prejudicada apenas pelo uso de um computador, mas é preciso bom senso para evitar ficar horas ininterruptas na frente da tela.

De olho no relógio

Ficar em frente a um computador durante várias horas seguidas não é nada saudável. Sintomas como dor de cabeça, olhos cansados e secos podem aparecer devido a esse mau hábito. Nesse sentido, por isso que as pessoas associam que computador faz mal para a visão.

Para evitar esse desconforto, é indispensável controlar o uso, evitar encarar a tela do computador durante muito tempo seguido e fazer pausas regulares para que os olhos possam descansar. Parar de olhar a tela por alguns minutos é uma recomendação que pode evitar vários incômodos e seus olhos agradecem. Não existe o intervalo ideal, mas a cada meia hora, por exemplo, a pessoa deve desviar o olhar da tela do computador para algo que esteja distante.

computador faz mal para a visão

A iluminação do local é muito importante

Um fator que as pessoas nem se lembram de verificar é o ambiente em que estão usando o computador. A iluminação do local é muito importante e não deve ser negligenciada, pois pode interferir na maneira como seus olhos estejam se esforçando para enxergar a tela do computador. O lugar deve estar bem iluminado, pois ambientes escuros fazem com que o contraste da tela incomode os olhos.

Não se esqueça de piscar

Isso mesmo! O ressecamento dos olhos por conta do uso prolongado e excessivo do computador pode ser amenizado quando a pessoa se monitora e lembra de piscar. Não é que o computador faz mal para a visão, mas quando estamos concentrados lendo ou trabalhando em frente a uma máquina faz com que a gente se esqueça de piscar. Piscar ajuda na lubrificação dos olhos e, consequentemente, diminui as chances de ardência ou irritação na área. Além de fazer pausas, é preciso ter autocontrole e lembrar sempre de piscar.

Está convencido de que computador faz mal para a visão é um mito? Deixe seu comentário com sua dúvida ou sugestão ou entre em contato conosco!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×