5 dicas para evitar problemas oculares quando você estiver mais velho

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

evitar problemas oculares

Embora seja natural que com o tempo a visão sofra degeneração e uma perda de acuidade visual, é possível evitar problemas oculares nessa etapa da vida se você cuidar da saúde ocular desde já. Além de ajudar a evitar complicações maiores no futuro, os cuidados com a saúde da sua visão ajudam a garantir mais qualidade de vida quando você estiver mais velho.

Leia nosso post e observe pelo menos cinco dicas para evitar problemas oculares na fase mais adiantada da vida.

Tenha uma boa alimentação

Manter uma boa alimentação é tanto atitude preventiva que não apenas ajuda seu organismo a se manter mais saudável, mas que também ajuda a evitar problemas oculares. O consumo de alimentos ricos em vitamina A, como cenoura e abóbora, ajuda a garantir a saúde da visão, enquanto o balanceamento da dieta em geral ajuda a manutenção do peso.

Além disso, uma alimentação equilibrada evita o aparecimento da diabetes tipo 2 e ajuda a controlar a diabetes tipo 1. Em ambos os casos isso ajuda a visão porque a diabetes é conhecida por causar perda total de visão se não for devidamente controlada.

Pisque mais vezes

O ato de piscar é muito importante para garantir que o seu globo ocular receba os níveis corretos de lubrificação. Se você fica muito tempo com o olhar fixo, o resultado é que o globo ocular fica mais ressecado, aumentando o risco de lesões.

Além disso, piscar é importante porque a lágrima tem como função proteger o olho de ataques de microorganismos diversos. Se o olho fica ressecado, ele também se torna mais exposto a infecções.

evitar problemas oculares

Use lentes corretivas do jeito certo

Se você já tem astigmatismo, hipermetropia ou miopia, então é indispensável que você utilize os óculos ou a lente de contato do jeito certo. É o caso, por exemplo, de usar óculos pelo período determinado pelo médico. Quanto às lentes de contato, as boas práticas incluem jamais dormir com elas e higienizá-las adequadamente.

Com isso, você vai conseguir evitar problemas oculares porque vai garantir que as lentes atuem para corrigir e atenuar os problemas e porque impedirá infecções e complicações diversas.

Use produtos adequados para a região

Pode parecer inofensiva, mas a prática de usar colírios deliberadamente pode trazer problemas para a sua visão. Do mesmo modo, o olho de maquiagem que não seja adequada ou dermatologicamente testada aumenta os riscos de reações alérgicas e até mesmo de infecção.

Por isso, uma dica para evitar problemas oculares é utilizar sempre os produtos adequados para a região. Dê preferência para produtos dermatologicamente testados e de marcas confiáveis e nunca use nenhum tipo de medicamento para a região se não tiver indicação do seu médico.

Vá ao médico com frequência para evitar problemas oculares

Muitas doenças e problemas oculares são silenciosos e assintomáticos. Se você esperar os sintomas para só então ir a um oftalmologista, então você colocará a sua visão em risco já que alguns problemas são tratáveis com sucesso apenas quando descobertos precocemente.

Se você já tiver problemas na visão, a frequência de idas ao médico deve ser ainda maior, para amenizar o quadro ou repará-lo a tempo.

Para evitar problemas oculares quando você estiver mais velho, você precisa começar a cuidar da sua visão de maneira imediata. Isso inclui se alimentar corretamente, piscar mais vezes, usar lentes corretivas do jeito certo e usar produtos adequados para a região. Já a ida frequente ao oftalmologista é absolutamente indispensável para diagnosticar possíveis problemas de maneira precoce e também para evitar problemas futuros.

Como você tem cuidado da sua visão para o futuro? Compartilhe suas experiências e participe nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×