Dor de cabeça e tontura estão relacionadas à visão?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dor de cabeça e tontura

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, os problemas relacionados à visão não se manifestam apenas com sintomas situados nos olhos, pelo contrário: sintomas mais genéricos, como dor de cabeça e tontura, podem sim, estar relacionados à visão. Confira os detalhes neste post.

Dor de cabeça

Inúmeras doenças e condições de saúde causam dor de cabeça, e os problemas de visão estão entre as causas mais comuns das chamadas cefaleias, que podem ocorrer devido a uma série de hábitos prejudiciais aos olhos ou até mesmo de doenças ainda não detectadas.

Passar muito tempo em frente ao computador pode exigir muito dos músculos que ajudam a manter o foco e a nitidez da visão, e esse esforço extremo tende a causar dor de cabeça. Ler durante muito tempo, jogar vídeo game ou até mesmo mexer no celular tem o mesmo efeito sobre os olhos, daí a propensão das pessoas terem dor de cabeça após o expediente de trabalho, por exemplo.

Algumas doenças oculares também podem apresentar cefaleia como um dos sintomas. A hipermetropia, caracterizada pela dificuldade de se enxergar com nitidez e foco imagens que estão próximas dos olhos, costuma causar dor de cabeça quando não detectada e não tratada. Outros exemplos são astigmatismo e presbiopia, também doenças de erro refrativo que dificultam o foco e forçam o olhar. Muitos sintomas aparentemente não relacionados à visão, como dor de cabeça e tontura, sob a avaliação de um médico capacitado podem revelar-se como um problema de visão. Por isso, é importante verificar a saúde dos olhos com frequência.

Tontura

A sensação de desequilíbrio e tontura também pode ser um sintoma relacionado à visão, tendo em vista que algumas doenças, como catarata e glaucoma, entre muitas outras, deixam a visão embaçada, sem foco, com nuvens ou manchas, dificultando que a pessoa saiba onde está pisando, causando uma sensação de desequilíbrio. Mais comum em pessoas a partir dos 40 anos, essas doenças tendem a progredir se não diagnosticadas e tratadas corretamente.

dor de cabeça e tontura

A seguir, iremos tratar da ocorrência dos sintomas de dor de cabeça e tontura combinados e suas relações com a visão.

Dor de cabeça e tontura: o que sua visão tem a ver com isso

Unidos, os sintomas de dor de cabeça e tontura também podem estar associados a problemas e doenças de visão, assim como quando identificados isoladamente. As doenças que compõem os chamados erros de refração são a principal indicação quando falamos de sintomas que incluem dor de cabeça e tontura combinados.

Existem quatro tipos diferentes de lesões oculares causadas por erros de refração, ou seja, pela reprodução errada das imagens que vemos, devido ao ponto de focalização dessa imagem estar situado longe da retina — às vezes antes, no caso da miopia, às vezes depois, no caso da hipermetropia. Já no astigmatismo, a imagem é focalizada em diferentes pontos, ficando embaçada tanto de perto quanto de longe. Na presbiopia, são as imagens próximas que ficam sem foco ou nitidez.

Todos esses problemas reproduzem erroneamente a imagem que estamos vendo, forçando os músculos da visão a trabalharem o dobro para compensar esses ruídos, porém sem sucesso, causando dor de cabeça. Além disso, essa reprodução equivocada cria uma espécie de ilusão, que é lida dessa maneira pelo cérebro, causando uma sensação de desequilíbrio que pode acarretar em tontura e, consequentemente, náuseas.

Por isso, é muito importante que você mantenha seus exames oftalmológicos em dia e cuide bem da saúde da sua visão, frequentando centros de referência com profissionais capacitados a detectarem esses sinais nem sempre óbvios, como dor de cabeça e tontura, e prescreverem os melhores tratamentos.

Se você gostou dessas dicas, acompanhe nossa página no facebook para saber mais sobre saúde da visão.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×