É normal ficar com os olhos lacrimejando?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

olhos lacrimejando

De vez em quando seus olhos ficam lacrimejando mais que o normal? Você se sente incomodado com os olhos lacrimejando? Será que é normal essa situação? Vamos entender melhor neste post.

Olhos lacrimejando é normal?

Antes, vamos entender como funciona a limpeza dos olhos. Os olhos se enchem de água através das lágrimas para a própria proteção. As lágrimas, por sua vez, são um líquido formado por água, sais minerais e lipídios que têm a função de manter os olhos lubrificados, limpando as impurezas, como poeira, por exemplo. Sendo assim, os olhos com lágrimas é uma condição normal, não há nada com o que se preocupar.

Entretanto, quando você fica com os olhos lacrimejando em excesso e com frequência pode ser algum problema em sua vista que precisa de atenção. Se você sente seus olhos lacrimejando muito e constantemente quer dizer que a produção de lágrima está excessiva e a causa pode ser, por exemplo, uma inflamação nos olhos ou então pela drenagem inadequada das lágrimas.

Muitas das vezes os olhos lacrimejando podem ser uma condição temporária. Entretanto, se o incômodo persistir, a consulta com um oftalmologista torna-se fundamental para realizar o diagnóstico da doença e prescrever o tratamento adequado.

O que pode deixar os olhos lacrimejando?

Como explicado acima, os olhos produzem lágrimas constantemente para sua própria proteção contra impurezas do ar. Ao piscar os olhos, as lágrimas se espalham e mantém os olhos úmidos. Quando os olhos ficam lacrimejando quer dizer que muitas lágrimas estão sendo produzidas, o que sobrecarrega o canal lacrimal. Alguns fatores podem contribuir para os olhos lacrimejarem, como:

olhos lacrimejando

  • condições climáticas, como o vento, frio e sol;
  • luz muito brilhante;
  • poeira;
  • pluição do ar;
  • alergias;
  • infecções;
  • lesões nos olhos;
  • conjuntivite;
  • pálpebras viradas;
  • cílios mal posicionados;
  • uso de medicamento indiscriminado.

Dependendo da situação, em alguns casos pode acontecer de somente um olho ficar lacrimejando e outro manter-se normal.

Outra coisa que fazem os olhos lacrimejarem pode ser a Síndrome do Olho Seco. Esta síndrome acontece quando as lágrimas estão desequilibradas pela composição de seus elementos e acabam deixando o olho seco. Como os olhos não recebem a lubrificação adequada, o organismo entende que precisa produzir lágrimas para manter os olhos lubrificados e protegidos e daí ocorre o lacrimejamento excessivo dos olhos.

O que devo fazer para tratar dos olhos lacrimejando?

Os olhos lacrimejando é uma condição normal. A partir do momento que o lacrimejamento torna-se frequente ou abundante, é preciso dar atenção para essa condição e buscar ajuda com um oftalmologista que fará o diagnóstico correto e irá orientar para o tratamento mais adequado, uma vez que o tratamento está intrinsecamente ligado às causas do lacrimejamento.

Muitas vezes os olhos param de lacrimejar espontaneamente, sem grandes intervenções ou tratamentos. Assim que você sentir esse incômodo, tente lavar seus olhos com soro fisiológico, pois na maioria das vezes pode ser uma irritação causada por poeira ou por alterações e condições climáticas e o soro pode ajudar a umidificar seus olhos, aliviando a sensação de irritação e lacrimejamento.

Os olhos lacrimejando pode ser uma condição temporária e é normal que aconteça. Entretanto, se o lacrimejamento tornar-se constante ou em abundância é hora de procurar um médico oftalmologista para o tratamento adequado.

Você já passou por essa situação? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário! Estamos aqui para ajudá-lo.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×