É possível prevenir a miopia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

miopia

A miopia é um dos problemas de visão mais comuns atualmente. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, mais de 30% da população brasileira sofre com o problema.

Embora não seja um dos mais graves, é uma situação que pode afetar a qualidade de vida e, dependendo do caso, levar à dependência de óculos e necessidade de cirurgia. Por isso, muita gente se pergunta se é ou não possível prevenir e evitar o aparecimento dessa condição. A seguir, veja a resposta e saiba mais.

A prevenção da miopia é possível?

É comum que o diagnóstico de que um paciente possui miopia pareça ser algo inevitável, porém a verdade é que esse é um dos poucos problemas de visão que podem ser prevenidos.

Com as ações certas, é possível aumentar as chances de que a visão fique livre desse problema de refração da luz, mas também é importante entender que o fator genético desempenha um papel importante nesse sentido.

Quando ela é congênita, pode-se agir para garantir que o problema seja o mais controlado possível, mas não será possível impedir totalmente que ela se manifeste. Além disso, fatores hereditários podem colaborar para a progressão mais rápida desse problema, o que também deve ser levado em conta.

Além disso, há de se considerar que mesmo com todas as medidas em ação e mesmo sem que haja uma causa congênita, ainda assim o problema pode se manifestar, já que as medidas têm caráter preventivo, mas não são garantia de impedir o problema.

miopia

Como prevenir esse problema?

Na maioria das vezes, a miopia está relacionada ao desenvolvimento do próprio olho, como o crescimento do globo ocular. Por isso, é necessário saber que as ações de prevenção são muito mais efetivas em crianças e jovens do que em adultos e idosos.

Com isso, qualquer medida deve ser executada o quanto antes, mas as chances reais são para os mais jovens. Nesse caso, algumas ações incluem:

Evite a exposição prolongada a aparelhos eletrônicos

Ficar muito tempo em frente à televisão, ao computador ou ao celular pode fazer com que o olho sofra algumas alterações, especialmente na fase de desenvolvimento e crescimento. Eventualmente, a refração da luz pode acontecer da forma errada e levar a esse problema.

Com isso, no caso de crianças e jovens o ideal é limitar o tempo de exposição deles a esse tipo de aparelho, evitando que ela aconteça por tempo muito prolongado e também à noite.

Estimule atividades ao ar livre de maneira protegida

As atividades ao ar livre promovem o contato com a iluminação natural, a qual é responsável por ajudar o desenvolvimento adequado do globo ocular. Um estudo da China, por exemplo, mostrou que crianças com pelo menos 40 minutos de atividades ao ar livre tinham 23% menos chances de desenvolver esse problema. Com isso, é importante que crianças e jovens saiam de casa para que possam ter esse tipo de contato.

Ao mesmo tempo, é fundamental garantir que a exposição seja devidamente protegida. Para tanto, é especialmente recomendada a utilização de óculos de sol com proteção contra raios UV, por exemplo, já que assim as estruturas oculares não serão afetadas.

Corrija a postura

Ficar debruçado para ler uma coisa e forçar-se a enxergar muito de perto faz com que, eventualmente, o olho se acostume a essa distância. Em médio e longo prazo, isso pode gerar dificuldade na refração, levando ao problema de visão.

Portanto, o ideal é corrigir a postura quando estiver lendo algo ou realizando uma atividade. Crianças em idade escolar, por exemplo, não devem ler muito perto dos livros e nem por muito tempo, devendo ser corrigidas para evitar danos aos olhos.

Realizar ações para prevenir a miopia não oferece garantia de que o problema não surgirá, mas diminui relativamente as chances de o problema acontecer. Mesmo assim, há medidas que são mais eficientes em crianças e jovens em desenvolvimento. Quando colocadas em prática, essas ações podem ajudar a garantir uma visão melhor.

Você sofre com o problema? Tem alguma dúvida? Comente e participe!

 

Responsável técnico: Dr. Jorge Mitre | CRM: 28420

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×