Enxergar mal de longe é sinal de miopia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

enxergar mal

Você está começando a enxergar mal de longe? Está forçando muito para ler o letreiro do ônibus que está chegando? Tem que ficar espremendo os olhos pra tentar ler aquela placa que está mais distante? Algo de errado está acontecendo com a sua visão e para ter conforto, você precisa entender e ter um diagnóstico preciso. Mas será que enxergar mal de longe é sinal de miopia? Confira a seguir.

O que significa enxergar mal de longe?

Enxergar mal de longe é sinal de que sua vista não está formando as imagens corretamente como deveria. Desse modo, você precisa ficar forçando muito sua vista para tentar ler alguma placa ou algum letreiro mais distante. Geralmente, o enxergar mal também está relacionado a ter a visão embaçada. Essa falta de nitidez da imagem tem como consequência a falta de capacidade para enxergar detalhes das coisas.

Na maioria dos casos, enxergar mal os objetos de longe é um processo gradual que piora com o passar do tempo. Também é comum acontecer de um olho ficar pior que o outro. Ou então, você perceber que o problema está na visão central ou até mesmo acontecendo somente com a visão periférica.

Enxergar mal de longe é miopia?

Uma das causas que podem fazer você enxergar mal de longe é a miopia. A miopia nada mais é que uma distorção na constituição da imagem, que se forma antes da retina, fazendo com que você não enxergue tão bem ou de forma nítida objetos que estão longe de você. Para corrigir essa distorção na formação das imagens, vá ao seu oftalmologista para encontrar uma lente corretiva que vai solucionar esse problema.

enxergar mal

Enxergar mal de longe também pode ser causado pelo astigmatismo. Quem tem astigmatismo não consegue enxergar as coisas nitidamente nem de perto, nem de longe. Isso acontece porque as linhas horizontais e verticais que formam uma imagem são formadas em regiões diferentes. Geralmente as linhas verticais são formadas em cima da retina, mas as horizontais se formam antes ou depois da retina, causando essa deformação na imagem.

Enxergar mal pode estar associado a outros problemas?

Além de poder ser um sinal de problemas na vista, enxergar mal pode indicar outras patologias. Sentir dificuldade para enxergar objetos de longe ou enxergar embaçado pode ser resultado de outros sintomas como enxaqueca ou princípio de um acidente vascular cerebral (AVC). Pessoas que estão passando por situações de muito stress ou sofrem de ansiedade também podem ter problemas para enxergar de longe, sentindo a visão embaçada ou distorcida.

Entretanto, a maioria dos casos diagnosticados por enxergar mal de longe tem origem associada a problemas na vista. Desse modo, a consulta com o oftalmologista é fundamental para um diagnóstico preciso e indicação da melhor forma de correção, seja por meio do uso de óculos, lentes de contato ou até mesmo cirurgia corretiva das vistas.

Você já passou — ou está passando — por situações em que sente dificuldade para ler alguma placa que está longe, ou até mesmo sentir aquela aflição de não conseguir enxergar o letreiro do ônibus e viver aquela emoção para não perdê-lo? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários. Ficou com alguma dúvida? Estamos aqui para ajudá-lo!

Responsável técnico: Dr. Jorge Mitre | CRM: 28420

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×