Está com os olhos vermelhos e visão embaçada? Descubra o que pode ser

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

olhos vermelhos e visão embaçada

O corpo humano possui diversos mecanismos de denúncia para nos alertar quando algo está errado internamente. Os mesmos sintomas podem ser causados por fatores diferentes, daí a importância de buscar um especialista sempre que o organismo envia sinais. Ficar com os olhos vermelhos e visão embaçada são sintomas comuns, mas que podem indicar causas diversas. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre o que esses sintomas podem ser.

Causas leves que não devem ser ignoradas

Alguns hábitos, estados e até níveis de sensibilidade de um indivíduo podem causar olhos vermelhos e visão embaçada. Apesar de não serem tão preocupantes à primeira vista, não devem ser ignorados pois a presença desses sintomas mostra que o organismo não está contente com a situação.

A privação de sono, a falta de lubrificação nos olhos e a hipersensibilidade que causa alergia são exemplos de condições indicadas pela presença de olhos vermelhos e visão embaçada. Objetos estranhos que acabam entrando nos olhos e lesões, de pequenas até mais graves, que atingem os olhos também podem acarretar a ocorrência desses sinais.

Se você não sofreu nenhuma lesão ocular, não está num processo de reação alérgica nem tem dormido pouco, os olhos vermelhos e visão embaçada podem indicar doenças mais complexas. Confira algumas a seguir.

olhos vermelhos e visão embaçada

Diabetes

A diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue — fenômeno conhecido como hiperglicemia. Quando a concentração de glicose (um açúcar simples presente nos alimentos e usado pelo organismo como fonte de energia) está alta, a visão pode ficar embaçada, diminuindo a capacidade de enxergar.

Mas o oposto também pode ocorrer: quando a concentração de glicose está muito baixa, fenômeno conhecido como hipoglicemia, a visão também pode ficar embaçada, além de, normalmente, ocorrer tremores involuntários nos olhos.

Olhos vermelhos e visão embaçada: sintomas do glaucoma

Glaucoma é o nome geral de um grupo de doenças causadas por lesões no nervo óptico — o transportador responsável por levar as informações (luzes e cores) da visão até o cérebro. Essas lesões, na maioria dos casos, estão relacionadas ao aumento da pressão intraocular. O glaucoma é uma doença que avança devagar, o que dificulta sua detecção e faz dela a segunda maior causa de cegueira no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), tendo em vista que a falta de tratamento pode ocasionar a perda irreversível da visão; e afeta principalmente pessoas com mais de 60 anos (ou 40, no caso do glaucoma tipo agudo) e afrodescendentes. Os olhos vermelhos e visão embaçada são sintomas característicos do glaucoma, mas não só dele: sarampo e uveíte também são exemplos de doenças cujos sintomas incluem essas características.

Se você possui os olhos vermelhos e visão embaçada, procure um centro oftalmológico de referência para receber o diagnóstico e tratamento adequados. E mesmo que seu corpo não esteja apresentando esses sintomas no momento, mantenha seus exames oculares em dia para garantir a saúde da sua visão. Busque sempre profissionais confiáveis e marque consultas com frequência.

Se você gostou deste artigo e quer ler mais sobre a saúde dos seus olhos e da sua visão, curta nossa fanpage e acompanhe nossas dicas e posts.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×