Existe idade certa para começar um tratamento oftalmológico?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tratamento oftalmológico

Muitos pais se perguntam qual a idade correta para levar as crianças ao oftalmologista. Idealmente, a visão das crianças é avaliada logo após o nascimento, junto com o check-up geral da saúde do recém-nascido. Constatando-se que não há nenhuma irregularidade na visão, aconselha-se que ele retorne ao oftalmologista antes de começar a frequentar a pré-escola, por volta dos quatro ou cinco anos de idade — caso não se observe nenhuma dificuldade antes disso. Por essa ser uma dúvida muito comum, no post de hoje você vai conferir os detalhes sobre a idade certa para começar um tratamento oftalmológico.

Os primeiros anos de vida

Além da avaliação no recém-nascido logo após o parto, a saúde da visão das crianças deve ser acompanhada regularmente no primeiro ano de vida, nas visitas ao pediatra — que além de verificar se existe a necessidade de um tratamento oftalmológico, também avaliará diversas outras questões de desenvolvimento.

Como vimos, antes da idade escolar, a visão também deve ser testada quanto a acuidade visual (nitidez) e alinhamento dos olhos — esses testes podem ocorrer a partir dos 3 anos e meio, dependendo da dinâmica familiar e de quando a criança passa a frequentar um ambiente escolar ou pré-escolar. Quando nenhuma irregularidade é detectada e nenhum tratamento oftalmológico é prescrito, os pais devem ficar atentos a alguns sintomas que podem indicar que algo mudou e que a criança precisa visitar um oftalmologista ou pediatra novamente, como dores de cabeça, o ato de apertar os olhos para tentar ver melhor, sentar-se muito perto da TV, esfregar constantemente os olhos, dificuldade para ler etc.

Muitas vezes, esses sintomas são mais facilmente percebidos pelos professores ou cuidadores que estão presentes no dia a dia da criança, por isso, é importante também sempre se comunicar com a comunidade escolar para descobrir quaisquer mudanças e verificar a necessidade de tratamento oftalmológico nos pequenos.

Vale lembrar também que crianças que apresentam algum desvio ou irregularidade na visão e passam a usar óculos de grau devem fazer check-ups semestrais ou anuais para verificar qualquer alteração na visão e a necessidade de adequação do tratamento oftalmológico previamente prescrito.

tratamento oftalmológico

Os cuidados com a visão nos primeiros anos de vida são essenciais para a garantia da qualidade de vida no decorrer do crescimento, tendo em vista que a detecção precoce de alguns problemas ou doenças é o fator determinante para cura. A ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, por exemplo, é um problema de baixa visão que, diferentemente dos erros refracionais, não pode ser tratada e corrigida com o uso de óculos. Se não tratada antes dos sete ou oito anos de idade, a ambliopia afetará a visão da criança por toda vida, daí a importância da regularidade de avaliação da visão nos primeiros anos de vida.

Tratamento oftalmológico: a idade certa para começar

Como vimos, desde o nascimento as crianças precisam ser frequentemente avaliadas, pois os primeiros anos de vida são essenciais no desenvolvimento da visão. Muitas vezes, os pais se assustam ao receberem um diagnóstico precoce de tratamento oftalmológico, por exemplo, em crianças que ainda nem aprenderam a andar. No entanto, na maioria dos casos, a resistência da criança é menor que a esperada pois o tratamento fará diferença na percepção que ela tem das coisas e isso a deixará contente. O incentivo dos pais nesse momento também é crucial, bem como uma armação adequada a idade da criança que não atrapalhe seus movimentos e seu desenvolvimento.

Assim, podemos concluir que a idade certa para se começar um tratamento oftalmológico é logo após o diagnóstico do problema. Lembre-se que quanto antes um problema é tratado, maiores as chances de sucesso e menores as consequências que ele trará para a criança e seus efeitos em outras partes do corpo ou no seu desenvolvimento geral.

Tanto adultos quanto crianças devem visitar com frequência o oftalmologista, por isso, é muito importante que você encontre um centro oftalmológico de referência para ter segurança na avaliação e criar uma rotina de acompanhamento da saúde visual com profissionais capacitados.

Se você gostou deste artigo e deseja ler mais sobre a saúde da sua visão, curta nossa página no facebook.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×