5 sinais de que pode ser hora de ter que usar óculos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

usar óculos

A necessidade de usar óculos pode começar a dar alguns sinais de alerta que muita gente costuma ignorar. Por serem facilmente confundidos com sintomas de outras possíveis causas, os problemas de visão podem causar diversos transtornos para quem não busca ajuda imediata. Ao começar a notar os principais indícios, é hora de visitar o oftalmologista. Saiba identificar os sinais e consulte imediatamente um especialista.

Dores de cabeça

Se você está sentindo dores de cabeça após algumas horas de estudo ou trabalho em frente ao computador, saiba que você é um grande candidato a precisar de óculos. As dores de cabeça são sintomas recorrentes de pacientes que apresentam quadros de hipermetropia, por exemplo, pois se esforçam para enxergam de perto.

Esse é apenas um dos problemas oculares que podem desencadear dores de cabeça. Elas também podem ser o alerta de casos mais graves, como o glaucoma, por exemplo.

Sensação de vista cansada

Os olhos cansadas ou a diminuição da acuidade visual após os 40 anos, denominada como presbiopia, é muito comum. Usar óculos nesse caso pode corrigir o problema e diminuir a progressão da condição com a idade. Alguns casos podem ser indicados para intervenções cirúrgicas, mas ainda assim, para alguns pacientes o uso dos óculos não é dispensado.

A presbiopia começa com sintomas de sensação de olhos secos, seguido de visão embaçada ou com manchas. A sensação de não estar mais enxergando de perto é uma das principais queixas no consultório com pacientes nessa condição.

usar óculos

Sensibilidade à luz também é sinal da necessidade de usar óculos

Outro sinal evidente que você precisa usar óculos é se você sente sensibilidade a luz. Se você possui sintomas da fotofobia, que podem começar com desconforto ao mudar de iluminação no ambiente e chegar até ao ponto de o paciente precisar usar óculos escuros dentro de casa, tamanho é desconforto, é sinal que você estar com astigmatismo. Isso acontece pelo formato da córnea e a incidência de luz sobre ela.

Ao começar a usar óculos, já é possível notar diferença, especialmente se as lentes tiverem antirreflexo e outros tratamentos.

Aproximar ou distanciar livros e objetos para enxergar

Se a ginástica de afasta e aproxima objetos ou livros já faz parte de sua rotina, é sinal que alguma coisa não vai bem. Se ajustar o foco dos objetos a sua frente estão representando um desafio, é bom considerar o uso de óculos. Você possivelmente está com hipermetropia ou miopia. Usar óculos poderá te livrar desse incômodo e corrigir sua visão. Você poderá usar os exercícios para ficar mais saudável.

Dificuldades de aprendizado e concentração em crianças

Outro indicativo importante que mostra a necessidade de usar óculos para as crianças é o comportamento na escola. Se seu filho é agitado, tem dificuldade de concentração em tarefas simples e se queixa por não conseguir enxergar muito bem a matéria na lousa, é hora de procurar ajuda. Por não saberem se expressas muito bem nesse sentido, crianças pequenas são as que mais sofrem com a dificuldade de visão na escola. Por isso, é aconselhável que os pais mantenham uma rotina de consultas para os pequenos assim como eles visitam o pediatra, o dentista e também o oftamologista.

Tornar isso um hábito pode evitar diversos transtornos à vida criança. Usar óculos desde os primeiros sintomas de alguma alteração poderá até retardar o desenvolvimento do grau ou o surgimento de outras complicações.

Já sentiu algum desses sintomas antes? Para saber realmente quando é indicado o uso dos óculos, busque a opinião de um especialista!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×