5 lendas sobre a saúde dos olhos que você precisa conhecer a verdade

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

saúde dos olhos

Infelizmente, a saúde dos olhos nem sempre é levada a sério, pois existem diversas lendas que confundem as pessoas e incentivam maus hábitos. A negligência pode fazer com que tratamentos não sejam feitos da maneira correta e determinadas atitudes prejudiquem permanentemente a visão.

Por isso, quando o assunto é saúde dos olhos é preciso sempre consultar um oftalmologista de confiança para que o diagnóstico seja realmente bem feito. Caso contrário, os riscos de problemas piores surgirem aumentam significativamente e podem levar até mesmo à cegueira. Veja, abaixo, 5 lendas sobre a saúde dos olhos que você precisa conhecer a verdade.

1. Computador faz mal para a visão

O fato de ficar em frente a um computador durante horas seguidas não significa que sua visão irá piorar. Mas, alguns fatores ligados ao uso do computador contribuem bastante para que os olhos sofram. Ficar muito tempo em frente a um computador pode causar o ressecamento dos olhos e, consequentemente, irritações. A verdade é que a gente pisca bem menos quando estamos lendo algo na tela de um computador e isso contribui para que os olhos não fiquem lubrificados.

2. Pode usar colírio sem consultar um oftalmologista

Sintomas como olhos vermelhos, ressecados, com ardência ou coceira, nem sempre são tratados da maneira correta. Isso porque para muitas pessoas, o colírio é a solução quando os olhos não estão bem. Entretanto, nem sempre os oftalmologistas são consultados para fazer uma avaliação e averiguar qual o problema do desconforto nos olhos.

Usar colírio sem prescrição médica é um mito que precisa ser descontruído, pois efeitos colaterais podem acontecer e agravar os primeiros sintomas. A verdade é que colírios são remédios e precisam de uma orientação médica para serem utilizados.

saúde dos olhos

3. Os olhos não precisam descansar

Assim como qualquer outra parte do corpo, para garantir a saúde dos olhos é preciso separar um tempo para que eles descansem. Pessoas que ficam muito tempo em frente a uma tela de computador trabalhando precisam interromper a leitura ao longo do dia. Fazer pequenas pausas pode ajudar e evita que os olhos fiquem muito ressecados. Para quem fica em uma sala com ar condicionado, essa recomendação precisa ser seguida com ainda mais atenção.

4. Ler em movimento é ruim para a saúde dos olhos

É uma lenda acreditar que ler dentro de um carro ou ônibus faz mal para a visão. Quando o veículo está em movimento, muitas pessoas acreditam que ler pode interferir na saúde dos olhos e causar tontura. A verdade é que a distância entre os olhos e o livro ou um tablet varia muito por conta do veículo em movimento e isso pode causar um desconforto.

5. Qualquer tipo de óculos de sol serve para proteger os olhos

Se você é daquelas pessoas que não se preocupa em comprar um óculos de sol feito com materiais confiáveis, cuidado! A saúde dos olhos pode ficar comprometida por causa dessa simples atitude. É uma lenda achar que qualquer tipo de óculos serve para proteger a visão, pois é preciso buscar um produto que possa efetivamente filtrar os raios solares.

As lentes não podem passar apenas a sensação de proteção, pois isso pode ser prejudicial para a córnea ou retina. Por isso, é recomendável comprar apenas óculos de sol que tenham o selo de proteção UVA e UVB.

Você acreditava nessas lendas? Deixe um comentário para gente. Para ler mais sobre dicas para a saúde dos olhos não deixe de acessar nosso site!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×