Melanoma ocular tem cura?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

melanoma ocular tem curaA simples menção da palavra câncer pode provocar calafrios em algumas pessoas. Mas a realidade é que esse é um tipo de tumor que atinge os olhos e a melhor forma de lidar com esse diagnóstico é se informar sobre ele. E o primeiro passo para isso é consultar o seu médico oftalmologista dentro da frequência recomendada. Se você não tiver nenhum problema já diagnosticado, uma vez ao ano será suficiente para manter tudo sob controle.

Mas se você já faz isso e foi diagnosticado com melanoma ocular, continue lendo este texto até o final. Veja tudo o que preparamos sobre o assunto e entenda de uma vez por todas se melanoma ocular tem cura.

O que é o melanoma ocular?

Antes de entendermos se o melanoma ocular tem cura é importante ressaltarmos o que exatamente ele é. Basicamente, esse é um tipo de tumor que afeta os olhos. A gravidade de cada caso vai depender do seu tamanho e de onde ele está localizado na estrutura do órgão. E são essas características que determinarão qual é o tratamento mais indicado.

Esse é um tipo de tumor que dificilmente será notado a olho nu e por leigos. Geralmente os pacientes chegam ao consultório com queixas como perda parcial de visão, flashes luminosos ou moscas volantes. Mas com um exame mais acurado, o médico pode fazer o diagnóstico preciso.melanoma ocular tem cura

Mas afinal, o melanoma ocular tem cura?

Assim como a maioria dos tumores, quando a descoberta é precoce, as chances de cura são maiores. O principal objetivo dos tratamentos é preservar os tecidos dos olhos e a plena funcionalidade deles. Ou seja, impedir que aconteçam danos maiores à visão. Acima de tudo, o melanoma ocular tem cura quando tratado corretamente.

Para os tumores pequenos e médios as opções de tratamento são similares. Elas envolvem a radioterapia, laserterapia e cirurgia. A escolha entre cada uma dessas estratégias deve ser tomada em parceria com o médico. Ele levará em consideração todos os fatores que estão envolvidos no desenvolvimento do melanoma. Em alguns casos, a cirurgia será necessária, em outros não.

Já os tumores grandes precisarão de cirurgia para serem eliminados. Nesses casos, não somente o tumor deve ser removido, mas também os tecidos próximos, como uma margem para que a doença não aconteça novamente. Por isso, muitos médicos optam pela enucleação, que é a remoção do órgão. Esse é um tratamento bastante agressivo.

Mas existem resultados positivos no tratamento do melanoma ocular que envolvem a braquiterapia. Ou seja, a radiação que é aplicada diretamente na fonte do problema. Além de evitar o trauma psicológico e estético da perda do olho, essa opção de tratamento tem uma taxa de cura quase tão alta quanto a opção mais drástica. Ainda assim a visão é seriamente afetada.

Receber um diagnóstico como esse não é fácil. Mas se feito precocemente e com o tratamento correto, o melanoma ocular tem cura. O mais importante é manter a rotina de consultas médicas e não hesitar em procurar o consultório caso aconteça alguma coisa fora do normal.

Leu até aqui e ainda tem dúvidas se o melanoma ocular tem cura? Compartilhe seus questionamentos nos comentários e nós ficaremos felizes em ajudar!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×