O que causa irritação no olho?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Irritação no olho

É comum sentirmos uma irritação nos olhos. Sentir os olhos ardendo, coçando, parecendo que toda a areia da praia está dentro do seu olho podem ser causas de uma série de fatores.

A seguir, descubra o que causa irritação no olho.

Mas, o que é irritação no olho?

A irritação no olho é quando algum fator externo está interferindo na saúde do seu olho. Os sintomas da irritação são a ardência do olho, dor de cabeça, comichão, olhos vermelhos e até mesmo sensibilidade à luz e ao vento.

Ter irritação no olho é algo muito mais comum do que se pensa. Além disso, é comum também acontecer de somente um olho estar irritado, mas ao coçar displicentemente, o paciente acaba transportando a causa para o olho que estava saudável.

É importante ir ao oftalmologista tão logo que os incômodos apareçam. Negligenciar uma irritação no olho pode causar problemas sérios de vista, podendo até mesmo ser irreversíveis.

O que causa irritação no olho?

Ter uma irritação no olho, ficar com eles vermelhos pode ser causado por um ambiente mais seco, ou estar relacionado ao cansaço e stress. Pode ainda ser uma reação alérgica a algum produto cosmético. Ou ainda ser sinal de alguma doença da vista. Em todos os casos, somente o oftalmologista conseguirá fazer um diagnóstico preciso, além de indicar um tratamento correto e eficaz.

Algumas doenças ou situações comuns que podem causar irritação no olho são:

Irritação no olho

Cisco ou corpo estranho no olho

Você está andando tranquilamente e de repente alguma coisa cai no seu olho. Imediatamente seu olho começa a lacrimejar, em uma tentativa de expelir o corpo estranho. Entretanto, pode ser que o cisco seja tão pequeno, que seja difícil de sair, o que vai causar a irritação no olho.

Uma boa solução para tentar aliviar o incômodo é lavar os olhos delicadamente. Apare sua mão em uma fonte de água corrente e gentilmente aproxime seu olho, piscando continuamente. Isso pode ajudar a eliminar o cisco.

Alergia a produtos cosméticos

Pode ser que você tenha usado algum produto cosmético a sua vida inteira, e de repente, começa a perceber uma irritação no olho que nunca foi comum. Ao longo do tempo, é comum que o corpo desenvolva alguma alergia a determinados produtos.

As sombras, delineadores, lápis de olhos e rímel são produtos de maquiagem bastante comuns, que podem causar irritação do olho, deixando-o vermelho ou lacrimejante.

Preste bastante atenção ao filtro solar de rosto e evite aplicá-lo muito perto dos olhos, porque ele pode também ser um causador de irritação no olho.

Síndrome do olho seco

Algumas pessoas podem desenvolver irritação no olho por falta da lubrificação da vista feita pela produção das lágrimas. É comum que pessoas que passam longas horas em frente ao computador ou qualquer tela que emita luz, desenvolvam a síndrome do olho seco, ficando com os olhos vermelhos, sentindo ardência.

É possível minimizar essa irritação do olho ao estimular a lubrificação do olho, ao piscar mais vezes. Outra alternativa é utilizar colírios ou lágrimas artificiais nos olhos ao longo do dia e, principalmente, quando sentir a irritação no olho.

Tem sentido muita irritação no olho nos últimos tempos? Você não identificou nenhuma das causas apresentadas? Talvez esteja mais do que na hora de procurar seu oftalmologista.

Conhece mais alguma causa que irrita os olhos? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×