Obstrução do canal lacrimal: Por que isso acontece e como tratar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

obstrução do canal lacrimal

As lágrimas são uma importante solução salina que umedece constantemente a superfície dos olhos. Tão importante para bebês e adultos, as lágrimas têm a função de manter os olhos saudáveis, livres de infecções e protegidos pelos anticorpos presentes no líquido. Um problema comum entre crianças e adultos é a obstrução do canal lacrimal. Saiba os motivos disso acontecer e quais as opções de tratamentos.

O caminho da lágrima

Produzidas pelas glândulas lacrimais, localizadas atrás das pálpebras superiores, as lágrimas fluem para a superfície dos olhos. São então drenadas por meio de duas aberturas para dentro do saco lacrimal e, por sua vez, caminhando para o tubo do canal lacrimal para o nariz e a garganta. Quando há alguma obstrução nesse caminho, há a presença de secreção ocular.

Essa condição é bastante comum em recém-nascidos e crianças, mas também pode acometer adultos com mais de 50 anos de idade. Por isso, é possível dizer que o problema pode ser congênito ou adquirido. Não há, no entanto, evidências sobre a causa dessa condição. Infecções podem ser apontadas como causa, no entanto, costumam aparecer consequência da obstrução.

Sintomas mais comuns

Nas crianças, é possível notar cílios sempre molhados e lacrimejamento constante. Em alguns casos é possível notar uma bolsinha se formando próximo ao nariz. Assim como em adultos, além desses sintomas, é muito comum haver secreção.

obstrução do canal lacrimal

Tratamento para obstrução do canal lacrimal

Não é raro relatos em que a obstrução do canal lacrimal tenha solução espontânea, sem a necessidade de tratamentos ou intervenção cirúrgica. Porém, essa cura é mais comum em bebês. Em recém-nascidos, é possível auxiliar o processo do caminho da lágrima massageando a área dos canais delicadamente. No entanto, é preciso sempre consultar um especialista. O sucesso da cirurgia está relacionado ao avanço da idade. É recomendado que a intervenção seja feita até os seis meses.

Há ainda opções como antibióticos e colírios, mas, para utilizar essas alternativas é preciso que o médico encontre razão plausível entre o sintoma e causa.

A cirurgia que promete a solução para a obstrução dos canais lacrimais é a dacriocistite. Nessa intervenção que pode ser realizada em crianças e adultos, uma nova via de escoamento da lágrima é criada. Pode ser realizada por via externa, por meio de um pequeno corte na pele realizado na base do nariz ou pode ser realizada via endoscópica (por dentro do nariz); ambos os métodos demonstram elevados índices de sucesso.

A importância da detecção precoce

A demora na busca por diagnóstico e tratamento pode trazer muitos prejuízos para aqueles que sofrem com a obstrução do canal lacrimal. Sem a lubrificação adequada, os olhos se tornam mais sensíveis e suscetíveis à infecções e inflamações. No entanto, de nada adianta o tratamento das doenças secundárias se a obstrução do canal lacrimal persistir. O caminho é habilitar os caminhos das lágrimas para aí sim buscar solução para as outras mazelas. Lembrando que a lágrima contém anticorpos importantes para a prevenção e a cura de diversas condições. Não deixe para depois para procurar ajuda médica.

Quer saber mais sobre obstrução do canal lacrimal? Conheça aqui outros problemas comuns com a saúde ocular e seus tratamentos.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×