Óculos escuros: Por que esse acessório é muito mais do que um item para seu visual?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

óculos escuros

Infelizmente, muitas pessoas não se preocupam tanto com a saúde dos olhos. Além de não fazer consultas de rotinas em hospitais ou clínicas especializadas, usam acessórios sem prescrição médica. Isso é um erro, pois muitas doenças podem ser diagnosticadas apenas com exames e oftalmologistas devem ser consultados para indicar os melhores óculos escuros ou o colírio ideal para cada caso.

Se você usa óculos escuros meramente como um acessório para compor o visual, atenção!  Afinal, não adianta escolher os óculos apenas pela aparência, pois o mais importante é saber se o item realmente protege os olhos contra os raios ultravioleta. Saiba, abaixo, por que esse acessório é muito mais do que um item para incrementar seu visual.

Materiais duvidosos não devem ser usados em nenhuma hipótese

Resista a tentação e não compre óculos escuros apenas olhando o preço. É preciso desconfiar de valores muito baixos, pois materiais de baixa qualidade não devem ser usados para produzir óculos. Além disso, lentes irregulares e sem proteção UV podem comprometer a visão. 

Uma dica para você verificar a qualidade do produto é experimentar o par de óculos, olhar para os lados e verificar se as lentes estão distorcidas. Nessas horas, é recomendável buscar lojas de confiança, pois elas possuem profissionais capacitados para indicar o melhor par e possuem garantia.

óculos escuros

Os óculos escuros são essenciais para proteger os olhos

Mais do que um item para complementar o visual, os óculos escuros ajudam a proteger os olhos da exposição excessiva do sol ou de raios ultravioleta. Por isso, busque um par com  lentes que tenham garantia de origem, apresentam filtro de proteção total contra os raios UVA, UVB e UVC.

Outro ponto importante para garantir que os óculos irão proteger sua visão é certificar-se de que as lentes não possuem irregularidades. Pessoas que escolhem não utilizar óculos escuros de qualidade correm mais riscos de sofrer com o fotoenvelhecimento tecidual, que pode causar alterações nas estruturas do olho e da retina. Afinal, raios UV podem estimular o desenvolvimento de alguns tipos de cataratas.

A cor das lentes precisa estar de acordo com a atividade

Você sabia que a cor das lentes também é muito importante na hora de escolher um par de óculos escuros? Nem sempre a lente mais escura é a mais adequada para a proteção dos olhos.

Para escolher entre variações de tons de cinza ou marrom é preciso saber a finalidade do uso dos óculos escuros. Lentes cinzas reduzem o brilho e não distorcem as cores, já as marrons são ideias para quem pratica muitas atividades externas e motoristas profissionais.

Entendeu por que um par de óculos escuros é muito mais do que um item para incrementar seu visual? Não se esqueça de consultar um oftalmologista sempre que julgar necessário.

Se você ainda está com alguma dúvida e quer compartilhar com a gente, deixe uma mensagem nos comentários abaixo. Para saber mais sobre cuidados com a saúde dos olhos, acesse o nosso blog. Lá você encontra dicas, materiais educativos e posts para sanar suas dúvidas.

 

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×