Óculos vs lentes de contato: qual é a melhor opção para você?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

óculos vs lentes de contato

O diagnóstico das doenças refrativas pode acontecer em qualquer momento da vida. Desde a infância, principalmente na fase de alfabetização, até a adolescência e vida adulta. Mas assim que escutam que precisam de lentes corretivas, a primeira reação das pessoas é pensar que terá que usar óculos. É claro que essa é uma opção bastante eficiente, mas também é possível usar lentes de contato e não ter nenhuma mudança na aparência.

Pensando nas suas opções, preparamos um conteúdo completo. Veja agora a batalha entre as lentes corretivas. Óculos vs lentes de contato: qual é a melhor opção para você?

O seu problema é constante ou latente?

Existe uma premissa básica aqui que devemos nos atentar. Quando o seu problema de visão é constante, tanto os óculos quanto as lentes de contato irão te ajudar a enxergar nitidamente. Mas se ele for latente, ou seja, só surgir em situações específicas como no momento da leitura, ou quando já estiver cansado, a coisa muda de figura. Isso porque as lentes devem ser colocadas e retiradas com um grande intervalo de tempo, para que você não fique manipulando-as e nem mexendo muito nos olhos. Por isso, se o seu caso for o segundo, prefira sempre os óculos.

Qual é a opinião do seu médico oftalmologista no debate óculos vs lentes de contato?

É muito importante que o debate óculos vs lentes de contato seja feito juntamente ao médico oftalmologista. Ele saberá avaliar cada ponto relevante para que essa decisão seja tomada. Desde as condições de saúde dos seus olhos, até a sua rotina e necessidades diárias. Por isso, jamais saia do consultório com uma receita de óculos e compre as lentes, ou vice-versa. É importante que você siga exatamente as recomendações dele.

óculos vs lentes de contato

Você pratica esportes regularmente?

Na disputa de óculos vs lentes de contato os esportes que você pratica farão muita diferença. Não que você precise de lentes específicas para praticar yoga, por exemplo. Mas aqueles que envolvem movimentação intensa, como a corrida e o futebol podem ser atrapalhados pelos óculos de grau. Nesse sentido, as lentes são as mais adequadas. Agora, se você faz natação ou pratica esportes de areia (vôlei de praia, futebol de areia e crossfit, por exemplo), as lentes podem não ser a melhor opção. As chances de acontecerem contaminações e consequentes infecções nos olhos são maiores. Melhor encomendar um par de óculos especiais para essas situações.

Nem um e nem o outro

A decisão sobre qual é a melhor forma de corrigir o seu problema de visão geralmente está ligada a mudanças de estilo de vida. Seja porque o paciente é recém diagnosticado, ou porque não quer mais usar óculos na escola. Mas a verdade é que existe uma terceira opção, mas definitiva. É a cirurgia a laser, que elimina o problema pela raíz e aposenta as lentes de corretivas de vez. Por isso, se você está cansado dos acessórios necessários para enxergar com nitidez, converse com o seu médico oftalmologista sobre essa possibilidade.

Na disputa dos óculos vs lentes de contato, vencerá aquele que se encaixar melhor à sua rotina, necessidades básicas e hábitos diários. Por isso, analise exatamente quais são esses pontos e porquê você acredita que uma ou outra solução será melhor. Acima de tudo, tome essa decisão em conjunto com o seu médico oftalmologista e o notifique caso alguma coisa saia do esperado durante o período de adaptação.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×