Olhos vermelhos após usar o computador: entenda as causas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

olhos vermelhos

Ficar com os olhos vermelhos é um sintoma muito comum que afeta a maioria das pessoas de vez em quando, tendo em vista que pode ser causado pelos mais diversos motivos. Desde uma simples gripe até doenças oculares mais graves, os olhos vermelhos podem ser uma indicação de algo que está acontecendo no organismo, por isso é preciso estar atento a esse sintoma. No post de hoje, vamos tratar das possíveis causas de olhos vermelhos em quem usa o computador e manifesta esse sintoma com frequência.

Olhos vermelhos

Quando notamos nossos olhos vermelhos, isso significa que os vasos sanguíneos localizados na membrana externa do globo ocular — a parte branca do olho, chamada de esclerótica — estão dilatados ou inchados. Pode acontecer nos dois olhos simultaneamente ou apenas em um olho, e também estar acompanhado de outros sintomas, como irritação, inchaços, distúrbios de visão etc. A aparência dos olhos vermelhos também pode variar desde um vermelho vibrante que cobre a esclerótica completamente até um tom rosado, que na maioria das vezes está associado a uma conjuntivite. Dependendo da frequência ou da duração dos olhos vermelhos, é importante procurar um oftalmologista para avaliação adequada.

Síndrome do olho seco

Para quem percebe os olhos vermelhos após usar o computador, essa é uma causa provável. Quando as glândulas responsáveis pela produção de lágrimas não produzem a quantidade necessária para manter o olho hidratado, ele deixa de receber nutrientes suficientes para lubrificar e proteger sua superfície, o que causa vermelhidão. Alguns estudos já mostraram que pessoas que permanecem muito tempo em frente ao computador, tendem a piscar menos, pois a atenção voltada à tela exige mais do olhar, que fica fixo por mais tempo.

Isso também colabora para que a superfície fique seca e os olhos vermelhos. Esse problema pode ser gerenciado por meio do uso de colírios lubrificantes (conhecidos como “lágrimas artificiais”) e outros tratamentos. Consulte um especialista para saber o que é melhor para tratar os seus olhos vermelhos.

olhos vermelhos

Causas ambientais do local de trabalho

A maioria das profissões, atualmente, exige um uso constante do computador, daí a queixa de muitas pessoas apresentarem olhos vermelhos durante ou após o expediente. Considerando que o ambiente de trabalho é um dos lugares onde mais usamos o computador, é preciso considerar algumas características comuns desse ambiente que também podem estar relacionadas a manifestação dos olhos vermelhos.

O vento e a temperatura do escritório relacionados ao uso frequente de ar condicionado ajudam a manter o ambiente seco, o que também prejudica a lubrificação da superfície dos olhos. Além disso, a poeira e a poluição típicas dos grandes centros urbanos e, muitas vezes, invisíveis podem causar irritação no globo ocular, que se manifesta na forma de olhos vermelhos.

Falta de sono

Quando estamos a frente do monitor, somos bombardeados por uma infinidade de imagens, textos, animações e links que nos levam por um caminho sem fim de navegação online. Por isso, é muito comum passarmos horas pesquisando na internet sem nos darmos conta de que esse tempo está realmente passando. O advento dos smartphones e tablets também contribuiu para que pudéssemos passar mais tempo à frente da tela, pois podemos levar esses dispositivos para qualquer lugar, incluindo a cama antes de dormir. Consequentemente, dormimos cada vez menos pois estamos cada dia mais tempo online. E a falta de sono é uma das causas de olhos vermelhos.

Quando os olhos vermelhos se manifestam com frequência ou não melhoram, é necessário buscar a ajuda de um profissional a fim de evitar consequências mais graves e buscar diagnóstico e tratamento corretos. Por isso, encontre um centro oftalmológico de referência e mantenha seus exames em dia.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre a saúde dos seus olhos, curta nossa fanpage.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×