Olhos vermelhos e visão embaçada: 7 fatores que causam esse problema

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

olhos vermelhos e visão embaçada

Olhar-se no espelho e notar os olhos rosados ou vermelhos e a visão embaçada é algo que provavelmente já aconteceu com você ou com alguém que você conhece, tendo em vista que esses sintomas são causados pelos mais diversos problemas e muitos deles são bastante comuns. Por isso, neste artigo, você vai conferir os 7 principais fatores que causam olhos vermelhos e visão embaçada.

Consumo excessivo de álcool, privação de sono e alergia ocular

Alguns fatores que causam olhos vermelhos e visão embaçada são menos graves que outros, mas nem por isso devem ser descartados ou ignorados. Um exemplo disso é o consumo excessivo de álcool combinado com a privação de sono. Bebidas alcoólicas aumentam o fluxo sanguíneo, dilatando os vasos, incluindo os minúsculos que estão presentes na parte branca dos nossos olhos, fazendo com que eles fiquem vermelhos. Além disso, o álcool também afeta nossa ação motora e percepção de profundidade e de distância, pois prejudica os músculos responsáveis pelo foco.

A privação do sono acentua o cansaço desses músculos, daí a importância de nunca beber e dirigir. Outro fator que pode causar olhos vermelhos e visão embaçada é a ocorrência de reações alérgicas a elementos externos (como pólen e poluição) ou internos (como mofo, poeira, ácaro e pêlos de animais). Também conhecida como conjuntivite alérgica, a alergia ocular não é contagiosa, mas é bastante incômoda, pois vem acompanhada de coceira e queimação nos olhos, inchaço nas pálpebras, sensibilidade à luz, lacrimejamento e sensação de que existe um corpo estranho dentro do olho, além dos olhos vermelhos e visão embaçada.

Traumas, infecções e alterações de imunidade

A ocorrência de traumas, como perfuração ocular ou queimaduras químicas, bem como infecções, como toxoplasmose e tuberculose, e alterações na imunidade do organismo por doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, são fatores que podem causar uveíte — nome dado a inflamação da úvea, formada pela íris, coróide e corpo ciliar, localizada na camada média do globo ocular.

olhos vermelhos e visão embaçada

Devido a essa formação, existem diferentes uveítes caracterizadas pela parte da úvea que é afetada, sendo elas anterior, posterior e intermédia. Além disso, a doença também pode ser classificada quanto ao seu grau de evolução como aguda, subaguda e crônica. Além dos olhos vermelhos e visão embaçada, outros sintomas da uveíte são dor de cabeça, fotofobia, dor nos olhos, manchas escuras no campo visual, entre outros.

Olhos vermelhos e visão embaçada: o desequilíbrio da pressão intraocular

A pressão intraocular é a medida da pressão do olho, observada através da quantidade de humor aquoso presente entre a íris e a córnea. Esse humor aquoso é um líquido constantemente produzido e eliminado pelo organismo, constituído por água e sais. A pressão ocular varia quando há um desequilíbrio na produção ou na eliminação desse líquido.

O aumento dessa pressão, também conhecido como hipertensão intraocular, é um dos principais sintomas do glaucoma, uma doença grave que pode lesar o nervo óptico. Existem diferentes tipos de glaucomas caracterizados por diferentes sintomas, dentre eles a perda gradual da visão periférica lateral, dor em um dos olhos, vômitos e náuseas, sensibilidade à luz, entre outros, como olhos vermelhos e visão embaçada.

Como vimos, muitos fatores podem causar problemas na visão, como os olhos vermelhos e visão embaçada, e esses sintomas também podem estar relacionados a diferentes causas, das menos as mais graves. Por isso, é imprescindível manter em dia os exames que verificam a saúde dos olhos, visitando com frequência um centro oftalmológico de referência com profissionais preparados.

Se você gostou deste artigo e quer ler mais dicas sobre a saúde da sua visão, acompanhe nossa página no facebook.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×