Por que quem trabalha em computador deve sempre consultar uma clínica oftalmológica?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

clínica oftalmológica

Você já deve ter ouvido por aí que passar muito tempo em frente a tela do computador pode prejudicar a visão. E isso não é um mito. Porém, como a maioria das profissões hoje em dia exige o uso de um computador e, considerando que os avanços tecnológicos, principalmente o advento da internet, proporcionaram que passássemos a realizar diversas tarefas “caseiras” também por meio do computador, acabamos passando grande parte do dia usando esse e outros dispositivos eletrônicos. Daí a importância de entendermos a relação que a visão estabelece com essa atividade e por que consultar uma clínica oftalmológica deve ser algo frequente e regular na nossa agenda. Confira!

A relação entre o olho e a tela

Para entender por que você deve sempre consultar uma clínica oftalmológica se seu dia a dia envolve o uso do computador, é preciso compreender o que acontece com a nossa visão enquanto permanecemos encarando a tela desses tipos de dispositivos. Uma pesquisa realizada pela agência internacional We are Social em 2015 apresentou resultados um tanto quanto alarmantes sobre a relação do brasileiro com o computador, tablet ou celular: já somos o terceiro país mais conectado do mundo, tendo em vista que, segundo o estudo, gastamos cerca de 9 horas por dia nesses dispositivos.

O uso é tão frequente, não só no Brasil mas no mundo todo, que os especialistas já nomearam as consequências dele como “Síndrome da Visão de Computador”, do inglês CVS. Essa síndrome descreve um grupo de problemas de visão que estão relacionados ao uso frequente e constante do computador, cujos sintomas incluem dor de cabeça, olhos secos, visão embaçada, dor nos ombros e no pescoço, tensão nos olhos, olhos vermelhos etc.

Isso se deve ao fato de piscarmos muito menos quando estamos em frente a tela — ainda que não percebamos isso —, o que causa a secura do olho, que não recebe a lubrificação necessária para manter-se saudável. Consultar uma clínica oftalmológica é essencial para assegurar-se de que esses sintomas são mesmo resultado da Síndrome da Visão de Computador, pois eles também podem estar relacionados a outras doenças mais graves. Além disso, a visita a clínica oftalmológica irá revelar a necessidade de óculos de grau, bem como de ajustamento da disposição do ambiente para aliviar esses sintomas.

clínica oftalmológica

Fique atento às condições

Como vimos, o uso do computador é, muitas vezes, uma exigência para exercermos nosso trabalho com eficiência, ou seja, interromper esse uso não é uma opção. Mas, é possível minimizar as consequências negativas de se passar tanto tempo em frente à tela. Ao consultar-se em uma clínica oftalmológica e descrever os sintomas, o médico será capaz de indicar algumas alterações que podem aliviar a tensão nos olhos, como, por exemplo, a distância ideal entre a tela e os olhos, a altura correta da cadeira e a postura dos ombros e da coluna, a iluminação indicada para o tipo de ambiente, além da indicação dos intervalos necessários para que o olho possa se recuperar da tensão provocada pela tela.

Consulta-se em uma clínica oftalmológica com frequência

As consequências de se passar muito tempo em frente ao computador podem trazer sérios desconfortos, prejudicando o desempenho e o humor de quem trabalha, estuda ou se diverte por meio desses dispositivos. Por isso, é imprescindível agendar frequentemente consultas em uma clínica oftalmológica de referência, para garantir a saúde da visão e minimizar os danos aos olhos.

Se você já sentiu algum dos sintomas descritos no post ou se você não frequenta uma clínica oftalmológica há mais de um ano, agende ainda hoje uma consulta para garantir o bem-estar da sua visão. Curta nossa página no facebook para ler mais posts relacionados.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×