Problemas de visão causam tontura?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

problemas de visão podem causar tontura

Em algum momento da sua vida você já teve que parar, respirar fundo, encostar-se em algum lugar para se recuperar de uma tontura, não é verdade? Episódios isolados e momentâneos de tontura são comuns e podem acontecer normalmente. Entretanto, a partir do momento que se torna frequente, é um sinal que algo diferente está acontecendo com a sua saúde.

Mas, você sabe se problemas de visão causam tontura? Dentre tantas causas, a seguir você vai conferir que a visão é um dos fatores que podem estar ocasionando a sua tontura.

Quais problemas de visão causam tontura?

Você já está acostumado a ir ao oftalmologista quando sente dor de cabeça frequente, quando está com dificuldades para enxergar ou quando a vista fica ardendo e incomodando. Entretanto, se você sente alguma tontura ou enjoo, dificilmente sua consulta será com o oftalmologista, correto?

Fique atento aos sinais do seu corpo, porque alguns problemas de visão podem causar tontura. Por exemplo, algumas pessoas com problemas de refração ou presbiopia sentem tontura. Ou seja, pessoas que tem problemas de visão associados à miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem ter esse sintoma. Isso acontece por conta da reprodução errada da imagem visual causada pelas falhas da vista seja para enxergar de perto, longe ou por vista cansada.

Nesses casos, a consulta com um oftalmologista pode ser fundamental para acabar com os problemas de visão que causam tontura.   

Hospital-de-Olhos

Atenção aos sintomas de glaucoma

Um dos outros problemas de visão que causam tontura pode ser o glaucoma. O glaucoma merece atenção especial por se desenvolver de forma discreta, sem grandes alterações ou reações oculares. Entretanto, em estágio avançado, os sintomas tornam-se aparentes e muitas vezes o glaucoma já está bem desenvolvido, podendo comprometer a visão do paciente.

O glaucoma é causado pela elevação da pressão intraocular e, se não tratado, pode causar a cegueira do paciente. Alguns dos sintomas do glaucoma, e isso pode já indicar o estágio avançado da doença, são dores nos olhos, na cabeça e sensação de tontura, devido ao aumento da pressão.

Para evitar esse problema de vista, o acompanhamento regular da saúde dos seus olhos é fundamental. Assim, você atua preventivamente e não passa por sustos ou situações delicadas para tratar da sua visão.

Demais condições do corpo associadas à visão

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Médica do Rio de Janeiro, tontura é a terceira queixa mais comum em consultórios e ambulatórios, ficando atrás de reclamações de dores e febre. Para se ter uma ideia, a tontura pode ter relação com mais de 300 razões clínicas.

Desse modo, ainda que não sejam problemas de visão que causam tontura, alguns desconfortos oculares podem aparecer associados a outros sintomas que também causam tontura. Por exemplo, pessoas que têm diabetes podem sentir-se tontas e com a vista embaçada se os níveis de açúcar no sangue permanecem elevados. Já pacientes com anemia podem se sentir tontos e com a visão distorcida devido à baixa circulação de oxigênio para o cérebro e demais órgãos. Outro exemplo são os pacientes com problemas de tireoide, que sentem tontura e vista embaçada. Todas essas doenças podem ser diagnosticadas a partir da investigação clínica dos problemas de visão e tonturas associados.

Você percebe que alguns problemas de visão podem causar tontura e podem ser diagnosticados e facilmente tratados através da consulta com oftalmologista. Quer esclarecer mais algumas dúvidas? Compartilhe conosco! Estamos aqui para ajudá-lo.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×