Os 4 problemas oculares que mais levam à cegueira

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

problemas oculares

Ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano é indicado para pessoas de todas as idades. Além de ser um cuidado com a saúde ocular, o acompanhamento de um especialista é essencial para diagnosticar precocemente problemas oculares que podem evoluir para doenças graves ou que levam à cegueira. A perda da visão assusta, mas é importante lembrar que ela pode acontecer sem que tratamentos sejam realizados da maneira adequada.

Lembrando que existem algumas causas da cegueira que são reversíveis e, em outros casos, não. Por isso, é indispensável investir na prevenção e buscar a ajuda de um oftalmologista qualificado assim que perceber sintomas de incômodo nos olhos.

Veja quatro problemas oculares que mais levam à cegueira:

DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)

A DMRI ou Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença que atinge, geralmente, pessoas com idade superior aos 60 anos. É uma doença geneticamente determinada, mas existem outros fatores que podem contribuir para o seu surgimento como obesidade, tabagismo, diabetes, hipertensão, dietas pobres em hortaliças e frutas, entre outros.

A perda da visão acontece por causa de lesões na parte mais central da retina, que é responsável pela nitidez da nossa vista. A ida anual ao oftalmologista é uma maneira de evitar problemas oculares como esse, mas a prevenção também pode ser feita com uma alimentação saudável com vitaminas específicas e o abandono do cigarro.

Catarata

A catarata é uma doença em que ocorre a opacificação do cristalino, que é responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Geralmente, é um dos problemas oculares que atingem pessoas com mais de 60 anos, pois a idade é a causa mais frequente da doença. Outros fatores como diabetes, traumatismos oculares, radiação e infecção nos olhos também podem resultar em catarata. Nesse caso, a cegueira nos pacientes é reversível e é feita por meio de uma cirurgia. A cirurgia consiste na substituição do cristalino e é o único tratamento para catarata.

problemas oculares

Glaucoma: um dos problemas oculares mais comuns

O glaucoma é perigoso e é um dos problemas oculares que mais levam à cegueira. A doença é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que pode ocasionar lesões ao olho se não for tratada. Nesse sentido, o aumento da pressão ocorre devido a uma falha no sistema de drenagem do líquido que circula no interior do olho. Já o aumento da pressão pode comprimir os vasos sanguíneos e com a falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo. Por isso, se a doença não for controlada pode levar à cegueira.

O glaucoma pode ser tratado com colírios, mas o diagnóstico precoce da doença é essencial para que o tratamento tenha efeito e a perda da visão seja a menor possível.

Retinopatia diabética

Você sabia que a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em pessoas entre 20 e 74 anos? A doença é resultado do efeito do diabetes nos vasos sanguíneos da retina, que apresenta vazamento de soro e sangue e contribui para um crescimento anormal. Sendo assim, a pessoa que tiver retinopatia diabética começa a reparar que sua visão está embaçada e, se não for feito um diagnóstico com um oftalmologista, a doença avança para a perda parcial ou total da visão.

Lembre-se de consultar seu oftalmologista sempre que sentir alguma diferença na visão. Além de evitar problemas oculares que podem levar à cegueira, é uma maneira de cuidar bem da saúde.

Dúvidas? Deixe seu comentário e confira mais informações no nosso blog.

 

Responsável técnico: Dr. Jorge Mitre | CRM: 28420

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×