Problemas para enxergar de perto? Entenda o que pode ser

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

enxergar de perto

Problemas para enxergar as letras do jornal, de uma página de revista, da bula de um remédio ou de um livro fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Tanto crianças quanto adultos podem sofrer com os problemas de visão mais comuns e a dificuldade para enxergar de perto. O primeiro passo para entender o que pode ser é consultar com um oftalmologista para que um diagnóstico preciso seja realizado.

Geralmente, um exame de rotina comum, que usa uma tabela de leitura para que o paciente teste sua capacidade de enxergar de perto, é suficiente para identificar o problema. Utilizar óculos com lentes sem receita pode prejudicar a visão e não é recomendável em hipótese nenhuma. Por isso, consulte um especialista se estiver com dificuldades para enxergar de perto. Veja, abaixo, algumas características que podem indicar qual é o seu problema.

Avanço da idade é um fator que leva ao problema

Você sabia que o termo vista cansada é, na verdade, o nome comum da presbiopia? A vista cansada surge depois dos 40 anos. As pessoas começam a sentir dificuldade em enxergar de perto e precisam afastar o jornal ou uma revista, por exemplo, para conseguir ler direito. Esse é o principal sintoma de que você pode estar com esse problema.

O problema de visão ocorre por conta de um desgaste no sistema de acomodação do olho ao longo dos anos. Os músculos ciliares, que movem o cristalino, não funcionam tão bem quanto antes e isso interfere na visão. Consequentemente, o cristalino perde sua elasticidade e surge a dificuldade em enxergar de perto. Como a principal causa desse problema é o envelhecimento, todo mundo terá presbiopia em algum momento.

enxergar de perto

Não conseguir enxergar de perto antes dos 40 anos

Para pessoas que têm dificuldades de enxergar de perto antes dos 40 anos, o diagnóstico mais comum é a hipermetropia. O problema surge porque o olho é um pouco menor que o normal e isso faz com que as imagens sejam formadas após a retina. Alterações no formato na córnea ou no cristalino também são causas que levam a esse problema de visão. Os sintomas mais comuns são desconforto para focalizar imagens próximas, cansaço e dores de cabeça frequentes.

É importante consultar um oftalmologista para que ele verifique se não há nenhuma outra doença. Por exemplo, a hipermetropia também pode estar associada ao estrabismo acomodativo na infância e esses sintomas surgem em crianças a partir de dois anos.

Uso de óculos é o tratamento mais indicado

A presbiopia não tem cura, mas pode ser tratada e mantida sob controle com o uso de óculos de grau e lentes de contato. As lentes fazem com que a falta de elasticidade do cristalino seja compensada e evita que os sintomas atrapalhem atividades do cotidiano. Já a hipermetropia, o uso de lentes convergentes ou convexas são indicadas para direcionar a luz para retina, o local correto que as imagens devem se formar. Outro procedimento para corrigir o problema de enxergar de perto é a cirurgia refrativa.

Entendeu quais são as causas da dificuldade de enxergar de perto? Se você ainda está com alguma dúvida em relação ao assunto, deixe uma mensagem para gente. Em nosso blog, você pode ler mais sobre doenças e dicas para saúde dos olhos.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×