Que tipo de problemas usar óculos mal ajustados pode acarretar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

usar óculos

Quem está acostumado a usar óculos sabe da importância de sentir-se confortável com eles. Tanto o médico oftalmologista, quanto o funcionário da ótica durante o momento da compra, poderão ajustar os óculos para que eles se encaixem perfeitamente no seu rosto. Mas é comum que com o tempo e manuseio, eles comecem a entortar ou afrouxar os parafusos. Os óculos começam a ficar soltos no rosto, a atrapalhar nas tarefas do dia a dia e inevitavelmente precisarão de ajustes. Entenda que tipo de problemas usar óculos mal ajustados pode acarretar.

Usar óculos com grau adequado para evitar fadiga

A partir do momento em que você começar a usar óculos, a frequência das visitas ao consultório oftalmológico deverá ser respeitada rigidamente. Isso porque ele irá avaliar a efetividade dos óculos e possível progressão do grau. É fundamental que as suas lentes estejam adequadas ao seu problema de visão. Você não quer usar óculos e continuar tendo dificuldades para enxergar, não é mesmo? Quando isso acontece, é comum que surjam sintomas como dores de cabeça e dificuldade para se concentrar. Por isso, certifique-se de que o grau da lente é o correspondente às suas necessidades regularmente.

Ajustar as plaquetas respeitando o formato do nariz

Para que usar óculos não se transforme num incômodo, é fundamental que ele esteja bem posicionado sobre o nariz. Isso porque essa é uma área onde muitas pessoas têm a sensibilidade aumentada. O posicionamento adequado impede que a fadiga cause incômodos com o passar do tempo.

usar óculos

Em pacientes que apresentem sinusite, por exemplo, essa dica é ainda mais valiosa. Durante as crises, quando a região do nariz fica dolorida, usar óculos pode ser insuportável. Por isso, as plaquetas devem ser ajustadas de acordo com o formato do nariz de cada pessoa. Um espelho que mostre todo o rosto será de grande ajuda nesse momento.

Encaixar no rosto e nas orelhas prezando o conforto

Uma das primeiras dúvidas ao escolher o modelo de óculos é sobre o tamanho deles. Essa decisão envolve o estilo da armação usada, mas também o tamanho do rosto. Além de respeitar o formato do nariz, os óculos devem se encaixar no rosto sem que fiquem apertados ou soltos. No primeiro caso, eles podem contribuir para o surgimento de dores de cabeça, enquanto o segundo pode testar a sua paciência.

Por fim, as hastes devem ter uma curvatura que acompanhe o formato e posicionamento das orelhas. É nessa etapa que você deve prestar atenção para que elas não fiquem tortas. O seu conforto é tão importante quanto a sua felicidade com a nova aparência. Somente assim o processo de adaptação com os novos óculos acontecerá de forma prazerosa.

Os óculos existem para que enxergar possa ser uma função feita naturalmente, sem que os olhos precisem se esforçar muito para isso. Se o objetivo é enxergar bem e não se distrair tentando fazê-lo, os óculos devem funcionar como uma continuação do seu corpo. Em hipótese alguma, usar óculos deve ser um incômodo. Mas sim uma solução para o seu problema de visão

Você usa óculos? Conte nos comentários quais são os seus cuidados para mantê-los sempre bem ajustados.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×