Qual doença causa coceira nos olhos?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

coceira nos olhos

Coçar os olhos vez ou outra pode ser um comportamento inconsciente. Nós simplesmente levamos as mãos aos olhos e nem percebemos que isso acontece. Ou pode acontecer quando estamos com sono e ainda não podemos nos deitar. Mas quando esse movimento passa a ser frequente, ao ponto de a coceira incomodar, é sinal de que algo está errado.

Existem algumas doenças oculares que têm esse sintoma como um dos sinais de que um médico oftalmologista precisa ser consultado. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 quadros que causam coceira nos olhos. Leia até o final e fique atento aos sinais.

1. Conjuntivite, uma das doenças oculares mais comuns

A conjuntivite é uma doença extremamente comum e, em alguns casos, contagiosa. Geralmente percebemos os sintomas ao acordar. Os olhos estarão cheios de secreções e podem até mesmo amanhecer grudados. Também há vermelhidão, sensação de aspereza, ardência e coceira nos olhos. A conjuntivite pode ser viral, bacteriana ou alérgica, e é exatamente o tipo da doença que determinará o tratamento ou medidas paliativas para minimizar os sintomas.

2. Alergias, as inimigas dos olhos

Os sintomas da alergia são sinais de que o corpo está lutando contra um agente externo que pode prejudicar a sua saúde. Muitas vezes, esses sintomas envolvem coceira nos olhos, ardência e inchaço. Elas podem atacar os olhos especificamente ou colocá-los no fogo cruzado, como é o caso das rinites, por exemplo. O ponto crucial para acabar com esse incômodo é tratar a alergia no geral e evitar o contato com os alérgenos que as provocam.

coceira nos olhos

3. Uveíte, a coceira nos olhos provocada por inflamações

A coceira nos olhos também é um sintoma da uveíte. Essa é uma inflamação que atinge o corpo ciliar, coróide e íris, e que pode ser provocada por uma diversidade de motivos. Desde traumas e infecções, até doenças autoimunes e tumores. Além da coceira, ela também provoca dor, lacrimejamento, vermelhidão e, em alguns casos, visão embaçada. Assim como as alergias, para se livrar da coceira é preciso atacar a causa dela e seguir o tratamento correto.

4. Terçol, uma doença auto diagnosticável

O terçol é um carocinho que surge nas pálpebras superiores ou inferiores. Eles são doloridos, podem apresentar pus e na maioria das vezes provocam coceira nos olhos. Esses sintomas reunidos são um verdadeiro incômodo uma vez que o paciente frequentemente esquece sobre ele, coça os olhos e sente uma dor profunda ao tocar o terçol. As compressas quentes ajudam a aliviar esses sintomas, mas em hipótese alguma o paciente deve partir para a automedicação.

5. Herpes ocular, os sintomas parecidos com a conjuntivite

A herpes ocular tem os sintomas parecidos com os da conjuntivite, por isso muitas pessoas confundem as duas doenças. Mas a realidade é que essa é mais grave e pode piorar rapidamente se o paciente não receber o tratamento correto. Ela pode ser causada pelo vírus da herpes propriamente dito ou pela varicela. O mais importante é consultar um médico oftalmologista e começar a se tratar o mais rápido possível.

A coceira nos olhos pode ser um sintoma da conjuntivite, uveíte, terçol, herpes e até de alergias. Independente do motivo, um médico oftalmologista deve ser consultado para identificar a causa desse sintoma e recomendar o melhor tratamento para o seu caso. Com a ajuda médica correta, esse incômodo desaparece em alguns dias.

Você já passou por quadros de extrema coceira nos olhos? Conte nos comentários qual foi o seu caso.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×