5 situações do dia a dia que podem estar atrapalhando a saúde dos seus olhos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

saúde dos seus olhos

Os olhos são órgãos muito delicados que precisam de cuidados diários, assim como a visão como um todo. Algumas atitudes, entretanto, têm impacto direto na saúde dos seus olhos e podem prejudicar fortemente a acuidade visual de maneira pontual ou definitiva. Por isso, é preciso conhecer essas situações para evitá-las sempre que possível como uma forma de garantir o máximo de saúde.

Veja a seguir cinco situações de sua rotina que podem influenciar negativamente na saúde da sua visão!

Falta de higiene com os olhos

A falta de higiene é uma das situações que pode atrapalhar a sua visão. Isso acontece, por exemplo, quando você toca os olhos com as mãos sujas e sem o cuidado adequado. Além de poder transferir pequenas partículas de sujeira que podem arranhar a córnea, abre-se também uma porta no organismo para entrada de microorganismos em geral.

Essa situação se torna ainda mais grave quando você fica em um local com aglomerações, já que maiores são os riscos de transmissão de doenças em geral.

Sair de casa sem óculos escuros

Os raios ultravioletas são responsáveis por gerar uma deterioração da visão e também favorecem o aparecimento precoce da catarata. Por isso, quem tem o costume de sair de casa sem óculos de sol acaba expondo a visão a esses raios, que prejudicam a saúde.

O uso de óculos escuros, inclusive, deve acontecer mesmo em dias nublados, porque mesmo nessas condições os raios UV podem afetar a visão.

saúde dos seus olhos

Tempo excessivo à frente de aparelhos eletrônicos

O uso de computadores, smartphones e tablets é cada vez mais comum na sociedade atual, mas o hábito de se manter frequentemente em frente a esses aparelhos pode estar prejudicando sua visão.

Isso porque o brilho e o contraste dessas telas fazem com que a visão acabe se ressentindo, como quando acontece a fadiga ocular. Além disso, ficar muito tempo em frente e muito próximo a telas do tipo também diminui a lubrificação ocular, gerando ressecamento e possíveis microfraturas na região do globo ocular.

Coçar os olhos sem parar

Mais uma situação do dia a dia que pode estar afetando a saúde dos seus olhos: o fato de coçar os olhos sem parar. Ao fazer isso, você aumenta as chances de que ocorra o rompimento dos vasos sanguíneos da região, o que pode levar a uma inflamação.

Se essa situação estiver associada à falta de higiene, o problema se torna ainda mais grave, já que além de coçar os olhos você ainda estará levando microorganismos diretamente para a região já sensível e possivelmente lesionada.

Fumar: um dos principais hábitos que prejudicam a saúde dos seus olhos

O ato de fumar, além de prejudicar a saúde em geral, também pode atrapalhar a saúde dos seus olhos. Isso porque quem fuma tem mais chances de desenvolver catarata e ter degeneração macular, além de haver prejuízos para as pálpebras e para os nervos em geral.

Como resultado, não é incomum que o cigarro cause ressecamento ocular, sensação de corpo estranho, aumento do risco de infecções, fotofobia e problemas que vão desde a córnea até a retina.

Dentre as situações do dia a dia que podem estar atrapalhando a saúde dos seus olhos estão a falta de higiene, não usar óculos escuros, ficar tempo demais a frente de aparelhos eletrônicos, coçar os olhos sem parar e fumar. Com isso, é importante corrigir essas atitudes para garantir que sua visão esteja sempre adequada.

Você possui algum desses (maus) hábitos? Como anda sua visão? Comente e compartilhe suas experiências.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×