Sensibilidade à luz é sinal de problema de visão?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sensibilidade à luz

Algumas pessoas possuem sensibilidade à luz, o que causa um desconforto grande quando são expostas a ambientes com muita claridade. Mas será que além do desconforto, a sensibilidade à luz pode indicar algum problema de visão?

O que causa sensibilidade à luz?

Algumas pessoas têm sensibilidade à luz, ou fotofobia, que é uma forma de intolerância ou desconforto nos olhos provocado pela luz, sendo ela natural como sol forte, ou sendo de origem artificial como uma sala com a luz apagada somente com a televisão ligada. Esse desconforto é causado pelas células fotossensíveis da retina que não conseguem absorver esse excesso de luminosidade, daí a sensibilidade à luz.

As pessoas que têm olhos claros têm maior tendência de terem sensibilidade à luz, por terem menor pigmentação nos olhos. Ou seja, essas pessoas, quando estão expostas aos ambientes ao ar livre com muita incidência de luz ou até mesmo em ambientes fechados muito claros, sentem um incômodo nos olhos.

A sensibilidade à luz pode ser somente um incômodo natural causado pelas condições oculares da pessoa, como é o caso das pessoas com os olhos claros, ou pode ser uma consequência de alguma doença associada, como, por exemplo, irritação dos olhos, vista cansada, conjuntivite, dentre outras.

Sensibilidade à luz é um problema de visão?

A sensibilidade à luz, além de uma condição natural da pessoa, pode ser desenvolvida como consequência ou sintoma de outras doenças oculares, como, por exemplo, conjuntivite, glaucoma, descolamento de retina, úlcera da córnea, doenças congênitas da retina, dentre outros fatores.

Hospital-de-Olhos

Pessoas que têm astigmatismo também podem ter maior sensibilidade à luz. Isso acontece por conta do erro refrativo na formação da imagem, causando maior sensibilidade à luz quando expostas em ambientes muito claros.

Outro fator que pode causar sensibilidade à luz é a enxaqueca. Essas fortes dores temporárias de cabeça podem ocasionar na pessoa uma sensibilidade à luz, trazendo conforto para ela somente quando está em ambientes escuros ou com pouca luminosidade.

Sensibilidade à luz tem tratamento?

A sensibilidade à luz é um desconforto causado pelo excesso de claridade a qual a pessoa é exposta. Para essas pessoas que sofrem desse desconforto naturalmente, uma boa solução é sempre usar óculos escuros com proteção UV (proteção contra os raios ultravioletas). Lembre-se que óculos escuros são fundamentais para a saúde dos seus olhos e não meramente um acessório fashion. Seguir as recomendações do oftalmologista é imprescindível para a saúde dos seus olhos.

Outra alternativa para as pessoas que possuem sensibilidade à luz é utilizar óculos com lentes fotossensíveis. Essas lentes vão se ajustar aos ambientes em que você está, controlando a claridade através das lentes. Ou seja, se você entra em um ambiente muito claro, as lentes vão escurecendo proporcionalmente, oferecendo conforto para suas vistas.

Para os casos em que a sensibilidade à luz é uma consequência de outras doenças dos olhos, o tratamento deve ser orientado pelo oftalmologista, que irá fazer o correto diagnóstico e encaminhar para a melhor forma de tratamento da patologia em questão. Geralmente, após o tratamento, a sensibilidade à luz desaparece.

Você tem sensibilidade à luz ou já teve em algum momento da sua vida? Compartilhe conosco sua experiência deixando seu comentário neste post. Ficou com alguma dúvida e quer esclarecê-la? Fale conosco! Estamos aqui para ajudá-lo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×