3 sintomas do descolamento de retina que você precisa conhecer

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

descolamento de retina

Geralmente, o descolamento de retina acontece com mais frequência em adultos e idosos. É considerado uma urgência médica, pois quando o tratamento não é feito corretamente e depressa, o paciente pode perder a visão. Lembrando que a retina é uma membrana fina, que reveste a parte interna do olho.

O descolamento da retina acontece quando parte (ou toda) dessa fina estrutura se desprende. Rasgos ou furos na retina, tração na retina ou acúmulo de líquido sob a retina são as principais causas que levam ao descolamento.

Identificar os sintomas rapidamente é essencial para que o oftalmologista possa fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Buscar ajuda especializada é importante para que seja feito a oftalmoscopia indireta com dilatação pupilar. Por meio de um aparelho com um foco de luz e uma lente de aumento, o médico faz um mapeamento da retina e observa as bolsas de líquido no tecido para verificar se há furos ou rasgos no local.

Além disso, podem ser solicitados outros exames como exame de fundo do olho e ultrassonografia – principalmente quando existem sinais de hemorragia devido a outras condições oculares, como a catarata.

Mas fique tranquilo! Reunimos, abaixo, os principais sintomas para você ficar sempre atento e buscar ajuda médica quando for necessário.

1. Moscas volantes no campo de visão

Se você estiver com a sensação de que há insetos voando diante dos olhos, pode ser que sua retina esteja descolada. Esse sintoma isolado não pode indicar o descolamento de retina, mas é preciso prestar atenção se aparecem manchas escuras que se movem na sua visão.

Lembrando que a pessoa não sente necessariamente dor ou outro tipo de desconforto. Por isso, é importante prestar bastante atenção para verificar se o sintoma passa ou as moscas volantes estão persistindo no seu campo de visão.

descolamento de retina

2. Flashes de luz são sinais de descolamento de retina

Outro sintoma bastante comum de quem está com descolamento de retina é enxergar flashes de luz ou faíscas. Esses flashes luminosos também são conhecidos como fotopsias e eles são mais fáceis de serem identificados em um fundo escuro.

Novamente, esse sintoma precisa estar associado a outras condições para que a pessoa possa ser diagnosticada com descolamento de retina. É importante lembrar de não usar nenhum colírio ou medicamento sem prescrição médica. Além de poder mascarar os sintomas, se for descolamento a situação pode até mesmo piorar.

3. Visão turva ou embaçada

Outro sintoma que pode indicar que a pessoa esteja com descolamento de retina é enxergar de maneira embaçada. É como se a visão tivesse com um efeito de sombra e que não passa. Além disso, pode ser que a pessoa também enxergue uma sombra central ou periférica. Dependendo da região da retina que foi afetada, essa sombra pode progredir se não for iniciado um tratamento e a pessoa pode até mesmo ter uma perda súbita de visão.

Entendeu quais são os principais sintomas de descolamento de retina que você precisa conhecer? Qualquer dúvida deixe o seu comentário nos espaços abaixo e não deixe de buscar ajuda de um oftalmologista de confiança. Continue em nosso blog para ler dicas sobre a saúde dos seus olhos.


Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×