Mito ou verdade: todo mundo precisará de óculos um dia na vida?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

óculos

Algumas pessoas precisam usar desde crianças, já outras somente quando estão com uma idade avançada. A verdade é que o uso de óculos é recomendado para corrigir defeitos na córnea, para aliviar sintomas de vista cansada e até mesmo para se proteger dos raios solares. Entretanto, é importante lembrar que as lentes dos óculos só podem ser desenvolvidas depois de uma consulta com um oftalmologista.

O diagnóstico preciso ajudará a evitar problemas oculares e é essencial para que o uso dos óculos aumente a qualidade de vida do paciente. É possível que, em algum momento da vida, você precise de usar óculos ou lentes gelatinosas ou rígidas para que você possa enxergar bem. Por isso, sim, todo mundo precisará de óculos um dia na vida. Veja, abaixo, os principais mitos e verdades em relação ao uso de óculos.

As dores de cabeça não estão relacionadas com a visão

Mito! Miopia, hipermetropia ou astigmatismo são alguns dos problemas mais comuns que podem ocorrer com os olhos. Independente do grau, é importante buscar tratamento, usar óculos para corrigir e fazer com que a visão melhore.

Caso contrário, incômodos como dores de cabeça, dificuldade para enxergar e pequenos acidentes farão parte do seu dia a dia. Um oftalmologista precisa ser consultado para que a receita dos óculos seja adequada com o seu problema.

Não tem problema ficar muito tempo em frente ao computador ou televisão

Mito! Não existem estudos que provam que mexer muito no computador ou assistir televisão contribuem para que pessoas precisem dos óculos. Entretanto, expor os olhos excessivamente e durante muito tempo pode sim fazer mal para a saúde ocular. A visão pode ficar prejudicada se a pessoa ficar durante várias horas em frente ao computador. Sentir os olhos secos, dor de cabeça e cansaço são sintomas comuns. Nesse sentido, ter isso como hábito pode fazer com que no futuro seja necessário o uso de óculos.

óculos

A vista cansada não tem cura

Verdade! Você sabia que vista cansada é uma doença chamada presbiopia? A dificuldade para enxergar letras de perto aumenta com o avanço da idade. Os principais sintomas da presbiopia são: afastar revistas ou jornais para ler, sensação de queimação nos olhos, dores de cabeça e nos olhos.

O envelhecimento natural dos olhos é o que leva o surgimento da doença. A presbiopia não tem cura e o tratamento mais indicado é o uso de óculos de grau ou lentes de contato. O diagnóstico deve ser feito por um especialista para que os sintomas desapareçam.

É muito importante proteger os olhos com óculos de sol

Verdade! Você sabia que os raios ultravioletas fazem mal para os olhos? A exposição prolongada aos raios sem proteção pode resultar em lesões oculares. Em casos mais graves contribuem até mesmo para a perda da visão. Por isso, usar óculos é necessário para proteger seus olhos. Importante lembrar que preço não deve ser o primeiro critério na hora de comprar o seu par de óculos.

Existe uma série de características que devem ser observadas na hora da compra como o Selo do Inmetro, superfície das lentes, lentes com a cor ideal, entre outras. O formato e a adaptação ao rosto também são aspectos que devem ser levados em consideração para que a proteção seja garantida e seja confortável de usar.

Viu só? É importante consultar um oftalmologista periodicamente. Acesse nosso blog para ler mais dicas de como você pode cuidar da saúde dos seus olhos.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×