Vermelhidão nos olhos: o que fazer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

vermelhidão nos olhos

Os olhos são órgãos extremamente irrigados por vasos sanguíneos. São chamados de capilares, justamente porque têm a espessura de um fio de cabelo. Em situações normais, eles são praticamente imperceptíveis. Mas é só algo estranho acontecer, que a vermelhidão nos olhos aparece. Você já passou por alguma situação desse tipo?

Se os seus olhos estão vermelhos agora, ou costumam ficar com frequência, este texto foi feito para você. Veja agora o que fazer em caso de vermelhidão nos olhos.

Identificar a causa do problema imediatamente

O primeiro passo para tratar a vermelhidão nos olhos é identificar a causa do problema. Por mais que o médico oftalmologista seja a melhor pessoa para fazer isso, existem algumas situações nas quais podemos perceber pistas sobre o motivo. Por exemplo, se um cisco caiu no seu olho, se você nadou com os olhos abertos em uma piscina tratada com muito cloro, ou se você trabalhou por horas seguidas na frente do computador, por exemplo.

Existem também algumas doenças que têm a vermelhidão nos olhos como sintoma. É o caso da conjuntivite, da uveíte, síndrome do olho seco e até derrames oculares. Nesses casos, uma forma de entender o que está acontecendo é observar quais outros sintomas surgiram junto com os olhos vermelhos. Dessa forma, quando você chegar ao consultório médico, já terá informações completas para passar a respeito da sua saúde.

vermelhidão nos olhos

Procurar ajuda médica para tratar a vermelhidão nos olhos

Reunir pistas sobre o motivo da vermelhidão dos seus olhos não deve nunca ser motivo para a automedicação. Na realidade, esse é apenas um exercício de observação do seu corpo e de fatores externos que podem ter provocado esse sintoma. Isso porque é muito fácil que os leigos se confundam e tirem conclusões equivocadas sobre a própria saúde. Se usarmos medicamentos errados, é muito provável que possamos piorar o quadro, ao invés de tratá-lo.

No consultório, e com todas essas informações em mente,o médico oftalmologista começará a identificar o real problema. Ele aliará o seu relato aos exames físicos para que consiga entender exatamente o que está acontecendo. Só depois de diagnosticado o problema é que ele recomendará a melhor abordagem de tratamento para a sua vermelhidão nos olhos.

Seguir as orientações exatamente como foram passadas

A vermelhidão nos olhos pode ser uma situação bastante comum para algumas pessoas. Por isso, muita gente tende a negligenciar esse sintoma. Entretanto, depois de examinar toda a situação, o médico oftalmologista fará recomendações de tratamento e que devem ser seguidas à risca.

Por exemplo, se o seu sintoma for de causa infecciosa, o uso de colírios e medicamentos pode ser recomendado. Ou ainda, se a vermelhidão nos olhos for provocada por fadiga, pode ser necessário revisar alguns hábitos para que esse quadro não se repita. O mais importante aqui é entender o problema e cuidar para que os seus olhos parem de sofrer.

A vermelhidão nos olhos é um dos sintomas mais comuns da oftalmologia. Ela pode estar ligada a algum quadro simples de ser resolvido, doenças graves ou até mesmo hábitos que prejudicam a sua saúde lentamente. Acima de tudo, é preciso procurar um médico oftalmologista para que a causa desse sintoma seja identificada. Somente esse profissional está habilitado para sugerir um tratamento. E depois que ele o fizer, siga as orientações à risca.

Você já teve vermelhidão nos olhos? Conte nos comentários qual era a causa do seu quadro.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×