Visão “embaçada”? Veja qual pode ser o seu problema

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

visão embaçada

A visão embaçada é uma descrição popular para a dificuldade em enxergar. Isso significa que pode englobar uma série de problemas oculares. Por esse motivo, a visão embaçada deve ser tratada como um dos sintomas de alguma condição oftalmológica.

No consultório médico, o oftalmologista fará exames clínicos e investigará o histórico médico e familiar do paciente em busca de mais pistas para o diagnóstico. Veja qual pode ser o seu problema se você começar a experimentar a visão embaçada.

Erros refrativos são as doenças oculares mais comuns

Entre os problemas oculares mais comuns estão as doenças refrativas. São elas a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Em todos esses casos, os feixes de luz, que deveriam convergir nitidamente na retina, têm seu ponto de foco deslocado. Por isso, o paciente começa a apresentar dificuldade para focar objetos de perto (hipermetropia), de longe (miopia), ou de todas as distâncias (astigmatismo).

Glaucoma: visão embaçada que pode levar à cegueira

O glaucoma é uma doença séria que, se não tratada, pode levar a cegueira. Ela costuma não apresentar sintomas durante a fase inicial da doença e, quando a visão embaçada começa a surgir, pode ser difícil reverter os danos. Por isso, consultar um médico oftalmologista com frequência é fundamental.

Por meio de exames clínicos, o médico poderá diagnosticar e indicar o tratamento o mais cedo possível. O glaucoma não tem cura. Para evitar a progressão do glaucoma é importante seguir rigidamente a rotina de tratamentos médicos.

visão embaçada

O cristalino e a catarata

Quando o cristalino se torna opaco, a luz encontra dificuldades para transpor o sistema óptico dos olhos. Neste caso, a visão embaçada é um sintoma da catarata. Essa é uma condição típica em pessoas que já passaram dos 40 anos, apesar de poder se desenvolver ao longo de toda a vida. Ela pode se desenvolver em decorrência do descontrole do diabetes, ou uso indiscriminado de colírios sem orientação médica. Ainda devido a trauma oculares, infecções ou outras doenças dos olhos. Em todos os casos, o diagnóstico precoce é um fator importante para o sucesso do tratamento.

Visão embaçada em decorrência do diabetes

O diagnóstico do diabetes é um momento marcante na vida de uma pessoa. Isso porque ele significa a transformação dos hábitos em prol da saúde. Muitas vezes é preciso abdicar de prazeres, como a ingestão de doces em grandes quantidades. Por outro lado, é preciso estar atento a todas as consequências que o diabetes pode trazer para o funcionamento do corpo. Os olhos são órgãos afetados pelo diabetes descontrolado, uma vez que a alta concentração glicêmica no sangue altera o índice de refração dentro dos olhos. Por isso, os diabéticos devem ser ainda mais rigorosos com a sua frequência no consultório oftalmológico.  

A visão embaçada representa um incômodo no dia a dia. Ela começa impedindo que pequenas tarefas sejam realizadas. Com o tempo, as dificuldades aumentam e os pequenos truques já não conseguem contornar a condição dos olhos. Para garantir que os danos não sejam permanentes e que a saúde dos olhos esteja sempre em dia, procure um médico oftalmologista. Cheque a sua saúde com frequência e busque ajuda ao menor sinal de dificuldade.

Baixe o e-book gratuito “10 problemas de visão mais comuns – um guia sobre sintomas e tratamentos recomendados para cada caso” e entenda mais sobre a saúde dos seus olhos.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×